Conheça as características dos investidores de sucesso

Humberto Maurício Pennacchia
null

Crédito: Reprodução / Pixabay

Você já parou para pensar quais características os investidores de sucesso possuem? Se o seu desejo é tornar-se um deles, está pauta vai ajudá-lo a alcançar esse objetivo.  

Faça uma análise pessoal e conheça profundamente o seu interior. O que eu desejo passar com isso? É simples, conhecendo os seus sentimentos, você saberá definir o seu perfil de investidor. Conseguirá entender se o seu perfil é de um investidor conservador, moderado ou arrojado.

Se o seu perfil for conservador, o sobe e desce frenético da bolsa de valores vai mexer com o seu emocional, nesse caso, o melhor a fazer é ficar longe desse segmento de mercado.

Caso você seja um investidor moderado, daqueles que não abrem mão da velha e conhecida renda fixa, mas deseja  turbinar os ganhos, você poderá alocar um pequeno percentual do seu capital em outros segmentos mais rentáveis, fazendo uma mescla bem interessante de renda fixa/variável.

Agora, se você se define como um investidor agressivo, ou seja, em troca de uma alta rentabilidade, você abre mão de investimentos mais seguros, leia esse post com bastante atenção.

Faça uma autoanálise e veja se você possui as características que levam os investidores a alcançarem o sucesso. Você reserva uma parte do seu tempo para ler e se informar sobre o que acontece  no noticiário econômico do Brasil e do mundo? Estamos num planeta globalizado, ou seja, o que acontece do outro lado do mundo, em poucos segundos já chegou aqui. Quem detêm o conhecimento e domina a informação sai na frente, pois se antecipa aos fatos. Tenha em mente que apenas se inteirar sobre os acontecimentos econômicos e financeiros não é o suficiente, é preciso dar enfase para o noticiário político, pois as decisões políticas estão sempre mexendo com o cenário das finanças. Ao iniciar qualquer investimento, você deverá saber se terá tempo e disciplina para fazer o acompanhamento do mesmo. Lembre-se do ditado: é o olho do dono que engorda o animal.

Outra característica do investidor de sucesso é a organização. Calcule  bem o capital que você tem disponível para investir. Saiba por quanto tempo poderá deixá-lo indisponível a fim de maximizar os rendimentos. Existem produtos que se forem sacados antes do prazo previsto, perdem boa parte da remuneração.

Um fator que ajuda muito, é a confiança que a pessoa vai adquirindo a medida que o conhecimento vai sendo ampliado. Ter confiança é, em muitos casos, nadar contra a maré. O que isso significa? Fugir do efeito manada do mercado. Enquanto todos vão para um lado, você com a confiança e a certeza da verdade, irá pelo outro, em busca dos louros da vitória. Mesmo nos momentos de crise e pânico nos mercados financeiros, use a razão e não se deixe guiar pela emoção. Encontre nas dificuldades uma oportunidade de adquirir bons ativos a um preço bem reduzido.