Conheça as alternativas aos Grandes Bancos para investir e aumentar sua rentabilidade

O povo brasileiro ainda precisa, e muito, melhorar a sua cultura de investimentos.

Késia Rodrigues
Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por tecnologia, investimentos e viagens.
Conheça as alternativas aos Grandes Bancos para investir e aumentar sua rentabilidade

Crédito: Banco de Imagens EnvatoElements/By rawf8.

Hoje, para que você possa ter uma ideia, cerca de 85% da população que tem algum dinheiro guardado o deixa na poupança, que é uma péssima opção de investimento. Por outro lado, menos de 1% tem algum tipo de investimento na Bolsa de Valores.

A falta de educação financeira do povo brasileiro contribui bastante para o agravamento desse problema. Poucas são as pessoas que buscam se informar sobre o mercado financeiro e, dessa forma, encontram opções melhores para investir o seu dinheiro.

Por isso é tão importante estudar e ir atrás de informações relevantes sobre investimentos, assim como você está fazendo agora, ao ler este artigo. Por isso, te convido a ler até o final, pois você irá conhecer as alternativas aos grandes bancos para investir e aumentar a sua rentabilidade.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

O que ainda faz com que as pessoas invistam por meio dos grandes bancos?

A cultura do brasileiro não é voltada para os investimentos. Quando muito, as pessoas buscam guardar dinheiro e para isso aplicam na caderneta de poupança ou, em alguns casos, deixam seu dinheiro em cofrinhos dentro de casa (quem nunca?).

Conheça as alternativas aos Grandes Bancos para investir e aumentar sua rentabilidade

Existe uma ideia, bastante difundida entre os brasileiros, de que é seguro investir nos grandes bancos. Assim, aproveitando-se disso, a maioria dessas instituições acaba “empurrando” aplicações financeiras que nem sempre estão alinhadas aos objetivos e ao perfil de investidor de cada um de seus clientes.

Na grande maioria das vezes, a primeira opção de um banco é levar o seu cliente a aplicar dinheiro na caderneta de poupança. Afinal, esse é um ótimo negócio para o banco, que poderá emprestar esse dinheiro a juros altos e precisará pagar bem pouco ao investidor.

Isso quando não são oferecidos produtos como títulos de capitalização ou consórcios, quem nem podem ser considerados investimentos. Vale tudo para aumentar o lucro da instituição bancária, inclusive fazer com que você perca dinheiro.

Se o povo brasileiro recebesse educação financeira desde a infância, situações como essa jamais aconteceriam em nosso país, pois as pessoas saberiam desde cedo a importância de investir o seu dinheiro em aplicações que realmente tragam algum retorno e buscariam se informar sobre o mercado financeiro.

Estudos realizados no Brasil apontaram que a gigantesca maioria dos brasileiros, quando querem investir, recorrem aos grandes bancos. Mas por que isso acontece? O principal motivo apontado pelos especialistas é a comodidade de ter tudo em apenas um lugar, ou seja, preguiça de procurar opções melhores.

É nesse momento que muitos desses bancos acabam se aproveitando da falta de conhecimento de seus clientes para empurrar algumas péssimas opções de aplicações, como se elas fossem o melhor investimento que alguém pode fazer na vida. Isso para não dizer as inúmeras taxas que são cobradas do investidor, muitas vezes sem ele saber que elas existem.

O grande problema é quando você se torna o “melhor amigo do banco” e aceita os produtos oferecidos pelo seu gerente. O nosso canal do YouTube tem um vídeo muito interessante sobre o assunto e recomendamos que você o assista:

Quais os problemas de se investir nos grandes bancos?

Existem vários problemas em se investir por meio de um banco, mas não é sempre que as pessoas conseguem efetivamente percebê-los.

Um desses problemas, inclusive, envolve uma pessoa da qual você nunca seria capaz de desconfiar: o seu gerente.

Talvez você ainda não tenha parado para pensar, mas aquela pessoa que te chama rotineiramente para tomar um cafezinho quase sempre está buscando bater as suas metas pessoais e não efetivamente te ajudar a investir melhor o seu dinheiro.

Vale lembrar: o gerente é um funcionário do banco, ou seja, ele trabalha para o banco para atingir as metas do banco e não as suas.

Isso gera um gigantesco conflito de interesses, pois, entre bater as suas metas e manter o seu emprego ou ajudar você a investir melhor o seu dinheiro, qual dessas duas alternativas você acha que o gerente escolheria?

É claro que esse tipo de comportamento não é uma regra, pois existem algumas poucas exceções. Alguns gerentes realmente têm a intenção de ajudar os seus clientes a investir melhor o seu dinheiro, contudo, acabam se deparando com outro enorme problema, que é a ausência de bons produtos financeiros dentro da instituição.

Assim, por melhores que sejam as intenções do seu gerente, ele acabará limitado pelo próprio banco para o qual trabalha, que disponibiliza apenas os investimentos que interessam a instituição e, portanto, costumam ter rendimentos muito abaixo do que o mercado pode pagar.

Para entender como funciona esse sistema, te convidamos a assistir o vídeo abaixo, que pertence à série “Café com Investimentos”. Nele, Juliano Custódio entrevista a assessora de investimentos Liz Dantas, que já foi gerente de banco e conta como era a sua rotina e explica em detalhes o que estamos falando aqui:

Quais são as alternativas para deixar os grandes bancos?

Uma vez que você tenha compreendido que os grandes bancos não são indicados para quem está em busca das melhores opções de investimentos, chega a hora de falarmos sobre as alternativas possíveis para quem deseja investir e ter mais rentabilidade.

  1. Corretoras de investimentos:

A primeira opção, sem sombra de dúvidas, é a corretora de investimentos, pois é nela que se encontram as boas aplicações financeiras que o mercado disponibiliza, tais como títulos públicos, CDBs de bancos menores, LCs (Letras de Câmbio), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio), dentre outras.

As corretoras funcionam como plataformas abertas de investimentos, em que você encontrará aplicações de diversos bancos em um único lugar. Isso é bem diferente do que acontece nos grandes bancos, pois, em regra, eles oferecem apenas aplicações do próprio banco e possuem uma série de limitações.

Outra vantagem de se investir por meio de uma corretora está na rentabilidade dos investimentos. Enquanto em um grande banco você costuma encontrar títulos como CDBs que pagam entre 80% e 90% da CDI, nas corretoras é possível conseguir CDBs com rentabilidade próxima de 120% da CDI.

Conheça as alternativas aos Grandes Bancos para investir e aumentar sua rentabilidade

Caso você ainda não saiba o que é CDI, temos um artigo que explica todos os detalhes sobre essa taxa que serve de referência para a maioria das aplicações em renda fixa do Brasil.

  1. Estude:

A educação financeira é um fator de suma importância para quem deseja ter mais rentabilidade em seus investimentos. Dada a relevância desse assunto, falaremos sobre ele em um tópico separado logo a seguir.

  1. Corte custos com taxas desnecessárias:

Na jornada em busca da redução das taxas e do aumento de sua rentabilidade, também vale pensar em migrar para um banco digital, pois costumam isentar seus clientes de uma série de taxas, tais como tarifas de TED, manutenção de conta, dentre outras que podem reduzir a rentabilidade dos seus investimentos.

Mesmo investindo por meio de uma corretora, você ainda precisará ter uma conta em um banco para poder transferir dinheiro para a corretora e retirá-lo quando for necessário.

Por isso, evite abrir as chamadas “contas especiais” ou “prime”, pois costumam ter taxas absurdas e você pode fugir delas simplesmente dedicando algum tempo a pesquisar por bancos que isentem seus clientes desse tipo de cobrança.

A educação financeira pode mudar a sua vida

Como você viu até aqui, a falta de educação financeira pode ser algo nocivo para os seus investimentos e, consequentemente, para a concretização dos seus planos no futuro. Por isso, separar algum tempo para estudar e conhecer mais sobre o mercado financeiro é tão importante.

Quando você faz isso, seus olhos se abrem para uma realidade totalmente diferente, em que a segurança dos grandes bancos já não faz tanto sentido. Ao perceber o quanto o mercado financeiro é dinâmico e a quantidade de possibilidades que ele oferece, certamente você perceberá o quanto é cara a comodidade oferecida pelos grandes bancos e desejará ter descoberto isso há mais tempo.

Conheça as alternativas aos Grandes Bancos para investir e aumentar sua rentabilidade

Por isso, estude, pesquise, dedique algum tempo a isso, mesmo que sejam apenas alguns minutos do seu dia. Aqui na EuQueroInvestir temos um curso gratuito chamado Jornada do Investidor.

Com 70 videoaulas curtas e dinâmicas, o nosso curso oferece todos os detalhes de como funcionam os investimentos mais importantes do mercado. Ao concluí-lo, você ainda recebe um certificado de participação.

Utilize este link para se inscrever no curso Jornada do Investidor e aprender tudo sobre investimentos.

Considerações finais

Até aqui você percebeu que há uma série de problemas que envolve investir por meio dos grandes bancos, sendo os mais prejudiciais deles a baixa rentabilidade que as aplicações oferecidas por essas instituições possuem e a possibilidade da existência de conflitos de interesses.

Visto isso, a recomendação não poderia ser outra: fuja dos grandes bancos e busque por alternativas melhores para investir o seu dinheiro. Para isso, preencha o formulário na parte inferior desta página e solicite um diagnóstico gratuito de suas atuais aplicações com um de nossos assessores de investimentos.

Se você ainda não investe e está em dúvida sobre quais são as aplicações mais recomendadas para montar a sua primeira carteira, recomendamos que você realize um teste de perfil de investidor aqui mesmo em nossa plataforma.

O resultado desse teste mostrará se você é um investidor do tipo conservador ou mais arrojado e definirá quais são as aplicações mais recomendadas com base nesse perfil.

Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

Bons investimentos!