Conheça as ações que superaram o CDI nos últimos 3 anos

A mínima histórica registrada em nossa taxa básica de juros, a SELIC, e consequentemente, também o CDI, reascendeu em muitos investidores, o desejo de aumentar suas posições no mercado de ações.

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st
conheca-as-acoes-que-superaram-o-cdi-nos-ultimos-3anos

Foto: nmeros-que-superam-o-cdi

Esta mudança de estratégia é impulsionada também pela recente recuperação do IBOVESPA (a partir do impeachment da presidente Dilma em 2016) depois de um longo e tenebroso inverno.

Antes de ingressar no mundo da bolsa de valores, o investidor precisa ter em mente duas coisas:

Primeiramente, é muito importante alinhar sua exposição à renda variável de acordo com o seu estilo de investidor, afinal, sua carteira de investimentos precisa atender suas expectativas no médio e longo prazo e não menos importante, lhe deixar confortável.

Um erro muito comum (principalmente entre os iniciantes) consiste justamente em adotar uma postura mais agressiva do que o seu “estômago” possa suportar.

Outro detalhe importante diz respeito à busca por conhecimento. Poucos buscam estudar minimante o mercado de ações e acabam seduzidos por propagandas de internet (enganosas na imensa maioria das vezes).

Essa combinação de ingenuidade + desconhecimento leva o investidor a perdas significativas, fazendo do mercado de ações algo mais complexo do que de fato é.

A empresa de dados financeiros Economatica estudou todas as ações negociadas pelo B3 nos anos de 2015, 2016 e 2017, para ver quais delas superaram o CDI. O critério utilizado foi: a ação deveria ter volume financeiro médio diário em 2017 superior a R$1 milhão dia de negociação.

ações-negocidas-pelo-B3-nos-anos-de-2015-2016-2017

Fonte: Economatica/ www.economatica.com/acertemais

O resultado traz 12 ações com ganhos em cada um dos últimos três anos (2015 a 2017) acima do CDI. A lista é liderada pela ação da Vulcabras ON que nos três anos acumula rentabilidade de 658,33% ou 1.571,02% do CDI.
As 12 ações da lista são de segmentos da Bovespa diferentes.
CDI vs Ibovespa

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Nos três anos do levantamento o Ibovespa tem rentabilidade superior ao CDI nos anos de 2016 e 2017. Em 2015 o Ibovespa registrou rentabilidade negativa de -13,31% contra 13,24% do CDI.

No acumulado dos três anos o CDI tem rentabilidade de 41,90% contra 52,78% do Ibovespa. O Ibovespa nos três anos da amostra tem retorno de 125,96% do CDI.

A mensagem final que gostaria de passar, consiste em te fazer pensar o seguinte: Sim, é possível superar o CDI e alavancar uma fatia de sua carteira de forma expressiva, mas isso deve ser feito com muito cuidado e estudo, afinal, como observado neste artigo, encontrar ações que no longo prazo superem o CDI, não é tarefa das mais simples.

Reforçando: Lembre-se sempre de respeitando o seu perfil, de maneira a lhe deixar confortável com a sua alocação. Para tal, não deixe nunca de buscar informação e assessoria de qualidade.