Conheça as 20 principais empresas multinacionais mais sustentáveis ​​do mundo

Sabrina Oliveira
null

Crédito: Sustentabilidade Foto: Ilustrativa/Divulgação

A conscientização ambiental já foi apreciada apenas por um grupo de nicho da sociedade, que cresceu rapidamente na última década, gerando diretamente mudanças nos comportamentos de compra dos consumidores, que também tem preferencia por empresas sustentáveis.

Há apenas 30 anos, os termos “ mudança climática”, “comércio justo” e “sustentabilidade” eram pouco reconhecidos.

Em muitos casos, essa conscientização se traduz em ação, prestando atenção ao seu consumo de água, tornando-se vegetariano, garantindo que todas as luzes sejam apagadas antes de sair de casa, usando o transporte público ou o ciclismo para trabalhar e assim por diante .

Porém, estamos cientes que devemos agir agora, se queremos um futuro sustentável para a vida no planeta Terra, e não apenas para as próximas gerações, mas também para nós.

Como visto nas notícias, a maioria dos políticos líderes não se preocupa com o desenvolvimento sustentável. Somente recentemente empresas globais se interessaram pela sustentabilidade e principalmente por causa da pressão dos consumidores.

O mercado automobilístico é um ótimo exemplo, onde mais e mais carros híbridos estão sendo fabricados. E ainda mais surpreendente são as companhias aéreas que estão se esforçando para ser mais ecológicas.

Dois terços dos consumidores optam conscientemente por evitar marcas ou itens específicos devido a preocupações ambientais, um número que aumentou 26% nos últimos seis anos, segundo a mais recente pesquisa ambiental da Tetra Pak.

Muitas empresas fizeram um enorme progresso em termos de sustentabilidade dos negócios nos últimos anos.

Como as empresas estão mudando o design do produto para se tornarem mais sustentáveis ​​e aumentar o interesse pelas estatísticas de infográfico de sustentabilidade corporativa e responsabilidade social

Mas o que significa ser uma empresa sustentável?

Significa ser uma empresa que conseguiu equilibrar seu desenvolvimento para ter um impacto negativo mínimo em seu ambiente global e local.

Uma empresa sustentável é uma empresa que se esforça para reduzir o impacto de sua organização nos recursos não renováveis ​​do Planeta Terra e melhorar os direitos humanos.

Como o crescimento econômico constante e o desenvolvimento sustentável podem ser conflitantes às vezes, a sustentabilidade é muitas vezes incompreendida pelos acionistas.

Algumas empresas recorreram à lavagem verde, em vez de fazer mudanças significativas, comercializando seus produtos de maneiras que sugerem práticas ecológicas.

Em uma lista divulgada pela revista Richtopia, em parceria com a Be on Top como parte de um programa de mestrado no Sup de Pub para investigar as empresas internacionais mais sustentáveis ​​do mundo, foi divulgado o relatório da Corporate Knights Inc, que possui uma divisão de mídia e pesquisa que produz classificações corporativas, relatórios de pesquisa e classificações de produtos financeiros com base no desempenho da sustentabilidade corporativa e é o sistema de classificação mais conhecido que abrange empresas sustentáveis.

Confira a lista das 20 principais multinacionais mais sustentáveis ​​do mundo, começando de baixo para cima:

1

Siemens logo square

A Siemens é um grupo internacional da Alemanha especializado em novas tecnologias.

Preocupada com as gerações futuras e o meio ambiente , a Siemens UK decidiu se tornar uma empresa sustentável em 2012.

No momento da redação deste artigo, o ex-CEO Roland Aurich e o atual CEO Juergen Maier concordaram em se comprometer em três áreas principais;

  1. Meio Ambiente
  2. Educação
  3. Social

Em primeiro lugar, o meio ambiente, para melhorar as condições climáticas, aumenta a eficiência dos recursos e protege a natureza.

A seguir, a educação, para avançar nas iniciativas científicas e médicas, apoiar matemática, ciências, engenharia e tecnologia e transferir conhecimentos sustentáveis ​​para os mais jovens.

E, finalmente, social, para se envolver no alívio de desastres, na melhoria das condições de vida, ajudando a combater o analfabetismo e promovendo a diversidade e a integração social.

2

Logo cisco

A Cisco é uma empresa americana especializada em hardware de rede.

Desde 2012, a Cisco trabalhou para melhorar a eficiência energética, implementando métodos econômicos circulares para transformar resíduos em recursos.

Recentemente, a empresa anunciou uma nova meta para evitar um milhão de toneladas de emissões de gases de efeito estufa de suas operações na cadeia de suprimentos até 2020.

A empresa faz doações de tecnologias colaborativas e de rede para reduzir a pegada ambiental de seus parceiros comunitários.

A Cisco está alimentando novas soluções de sustentabilidade em toda a economia mundial , que ajudam a melhorar a eficiência em energia, água, resíduos e muito mais.

3

 Philips

A Philips é da Holanda e é um dos grupos mais importantes do mundo em eletrodomésticos, iluminação e equipamentos médicos.

A empresa criou um programa sustentável em 2016 com objetivos a serem cumpridos até 2020.

Este programa abrange duas áreas principais:

  1. Social
  2. Ecológico

A dimensão social pretende capacitar pessoas mais saudáveis, aumentando os benefícios sociais e movendo as pessoas para os locais mais adequados.

A dimensão ecológica visa reduzir o impacto ambiental e manter os recursos do planeta.

A empresa planeja reciclar 90% dos resíduos operacionais e tem como objetivo enviar zero resíduos para aterros e ser neutro em carbono em suas operações, empregando energia 100% renovável.

Preocupando-se com seus funcionários, a Philips busca um ambiente ideal de trabalho e sem lesões.

4

Johnson & Johnson

Johnson & Johnson é uma empresa farmacêutica americana criada em 1886.

A empresa estabelece metas ambientais há quase 30 anos e tem o compromisso de melhorar continuamente a eficiência energética e o desempenho ambiental de produtos e processos.

Eles estão formando parcerias com organizações líderes em abordagens inovadoras que consistem em reduzir seu impacto no clima e nos recursos hídricos.

A empresa tem como objetivo aumentar a capacidade de reciclagem de suas embalagens de produtos de consumo por meio de designs recicláveis ​​e parcerias sustentáveis.

5

A DSM é  uma empresa da Holanda e é especializada nos mercados de nutrição e farmacêutica.

A empresa mede o impacto ambiental e social de seus produtos, tanto no nível da produção quanto em todo o seu ciclo de vida, desde a extração de recursos até o gerenciamento de resíduos.

O Brighter Living Solutions da DSM é chamado assim porque é mensurável melhor do que as soluções convencionais do mercado em termos de impacto ambiental (emissões de CO2, extração de recursos, resíduos etc.) e impacto social (critérios como condições de trabalho e saúde).

6

Sistemas Dassault

A Dassault Systèmes é uma empresa francesa que oferece software, conteúdo e serviços projetados para apoiar as empresas em seus processos de inovação.

A empresa deseja inserir inovação em sustentabilidade por meio de um melhor uso da tecnologia 3D.

Muitos dos produtos e sistemas de produtos do mundo são criados usando sua plataforma de software 3D, desde os aviões que voamos e os carros que dirigimos, até os dispositivos médicos em hospitais, as luzes nos prédios e os dispositivos que nos conectam.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

 7

Derwent London é a empresa número 1 do Reino Unido que desenvolve e gerencia propriedades de escritórios em Londres.

Há muitos anos, a empresa se esforça para ser sustentável, garantindo que a sustentabilidade seja implantada em todas as etapas do design e entrega de seus produtos, mas também pela manutenção de fortes relacionamentos nas comunidades em que a empresa atua.

Eles cuidam de seus funcionários e incentivam o desenvolvimento pessoal contínuo, reconhecendo e nutrindo alto desempenho. Também preocupado com o meio ambiente, o programa sustentável inclui reduzir a poluição, as emissões de gases de efeito estufa e os resíduos, além de ser eficiente em termos de recursos e energia.

8

A MC Cormick é uma empresa multinacional americana especializada no setor agroalimentar.

Mc Cormick se esforça para oferecer a mais alta qualidade e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente, a empresa está preocupada com a fonte de seus sabores e respeita a terra, além de fornecedores, produtores e funcionários.

A McCormick faz parcerias regularmente com mais de 13.000 agricultores para ajudá-los no treinamento e no apoio a fundos de desenvolvimento para incentivar os agricultores a produzir culturas de melhor qualidade.

A empresa forneceu aos funcionários ferramentas para melhorar a eficiência e reduzir água, desperdício e energia, o que resultou em uma redução de 43% em sua pegada de carbono.

9

Henkel Logo square

A Henkel é uma empresa alemã presente em três áreas de atividade: detergentes e manutenção doméstica, beleza e adesivos.

O compromisso da Henkel com a liderança em sustentabilidade está profundamente enraizado em seus valores. Manter um equilíbrio entre sucesso econômico, proteção do meio ambiente e responsabilidade social tem sido fundamental para a sua cultura corporativa há décadas.

Essa abordagem se aplica a todas as unidades e funções de negócios e mais de 50.000 funcionários em todo o mundo adotaram firmemente os princípios do desenvolvimento sustentável em seu trabalho diário, pensando e agindo em conformidade.

Para manter essa liderança no futuro, eles desenvolveram uma estratégia de sustentabilidade a longo prazo e estabeleceram uma meta direta, porém ambiciosa.

Até 2030, eles pretendem tornar todos os produtos e processos da Henkel três vezes mais eficientes do que eram no momento da redação.

10

BMW

A Bayerische Motoren Werke AG, geralmente conhecida sob sua sigla BMW, é uma empresa alemã de fabricação de veículos, motocicletas e motores de luxo fundada em 1916. É uma das montadoras de luxo mais vendidas no mundo.

O BMW Group iniciou um plano de sustentabilidade em 2015 com o objetivo de alcançá-lo até 2020.

A formação do grupo incluiu sete modelos totalmente elétricos ou híbridos. 58% da eletricidade comprada pelo BMW Group em todo o mundo já vem de fontes de energia renováveis.

Até 2020, o BMW Group gostaria de aumentar significativamente a transparência e a eficiência de recursos em toda a sua cadeia de suprimentos. O grupo já investiu mais de € 350 milhões em programas de educação e treinamento desde o início de seu plano de sustentabilidade.

11

Nokia

A Nokia é uma empresa multinacional finlandesa especializada em serviços de telecomunicações.

Desde 2015, a empresa assumiu a responsabilidade pelo impacto ambiental e de direitos humanos de sua marca no mundo, e se tornou uma empresa sustentável por ações em diversas áreas.

A empresa começou a criar um trabalho em que todos se sentem mais valorizados, motivados e inspirados pelo desenvolvimento e treinamento da igualdade de oportunidades para os funcionários.

Para minimizar seu impacto ambiental, a Nokia pretende tornar suas próprias operações o mais ecoeficientes possível, ajudando as operadoras a lidar com o crescimento do tráfego de dados de maneira sustentável, ajudando a reduzir o consumo de energia em suas redes.

12

Natura

Natura é uma empresa de cosméticos. O desenvolvimento sustentável é o princípio orientador da Natura Brasil desde que foi fundada em 1969.

A inovação está no centro da política de desenvolvimento sustentável da Natura Brasil.

Em 2017, a empresa gastou 61,5 milhões de euros em desenvolvimento de produtos, lançando 164 produtos e alcançando um índice de inovação.

13

Holmen

A Holmen é uma empresa sueca que baseia seus negócios nas indústrias florestal e de papel.

Os principais produtos da Holmen são papelão para embalagens de consumo e aplicações gráficas.

As extensas propriedades florestais da empresa e sua alta proporção de produção de energia são recursos estrategicamente importantes para seu crescimento futuro.

A estratégia da Holmen é possuir ativos florestais e energéticos e desenvolver operações industriais em papel cartão, papel e produtos de madeira.

Eles pretendem fazer com que seus ativos substanciais em florestas e energia ofereçam receita estável que cresça com o tempo através do desenvolvimento sustentável.

14

Syngenta

A Syngenta AG é um agronegócio suíço global que produz agroquímicos e sementes. Como empresa de biotecnologia, realiza pesquisas genômicas.

Suas soluções inovadoras para as culturas transformam o modo como as culturas são cultivadas para permitir que milhões de produtores façam melhor uso dos recursos disponíveis.

A empresa sabe que seus negócios dependem de recursos naturais sustentáveis, ecossistemas saudáveis ​​e comunidades rurais prósperas.

É por isso que eles cooperam com parceiros da indústria, ONGs e governos para apoiar a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

15

Schnieder electric

A Schneider electric é uma empresa francesa fundada por dois irmãos Adolphe e Joseph-Eugene Schneider, que investiram nas fundições de Creusot, tornando-se grandes players na indústria de aço e máquinas.

Os irmãos mais tarde entraram no mercado emergente de eletricidade.

A sustentabilidade está no centro da estratégia da empresa. Eles acreditam que melhor clima significa melhor economia e acesso à energia é um direito humano básico.

A Schneider Electric é a empresa mais sustentável do CAC 40.

16

Marks and Spencer

A Marks and Spencer (também conhecida como M&S) é um grande varejista multinacional britânico, fundado em 1884.

A empresa está comprometida em fornecer valor sustentável para seus stakeholders.

Os compromissos assumidos por meio do programa do plano A são garantir que a empresa faça uma diferença positiva, seja fornecendo com responsabilidade, economizando energia, reduzindo desperdícios ou apoiando as comunidades que atende.

Em um mundo que enfrenta desafios ambientais e sociais em rápido crescimento, a empresa faz a diferença liderando o caminho em mudanças verdadeiramente sustentáveis.

Ao contratar com responsabilidade, reduzir o desperdício e ajudar as comunidades, a M&S acredita que pode fazer sua parte para ajudar a proteger o planeta.

17

Novozymes

A Novozymes é uma empresa global de biotecnologia com sede em Bagsværd, fora de Copenhague. Para eles, sustentabilidade significa agregar valor nas esferas econômica, ambiental e social.

No momento da redação deste artigo, suas metas de longo prazo são definidas para cumprir seu propósito declarado de encontrar respostas biológicas para uma vida melhor em um mundo em crescimento. A Novozymes usa estudos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para avaliar o impacto ambiental de suas soluções que cobrem todo o ciclo de vida, do berço ao túmulo.

18

Pearson

A Pearson é a maior empresa de educação do mundo, com mais de 35.000 funcionários em mais de 70 países, fornecendo uma variedade de produtos e serviços educacionais para instituições.

A Pearson está comprometida em transformar a sustentabilidade para responder efetivamente aos maiores desafios do mundo, maximizar o valor que eles criam para as partes interessadas e aumentar seu impacto positivo na sociedade.

Para atender à crescente demanda e oportunidade global, a Pearson está construindo confiança, mantendo os mais altos padrões e dando o exemplo, criando soluções para os maiores desafios sociais, econômicos e ambientais do mundo.

19

Posco

A POSCO (antiga Pohang Iron and Steel Company) é uma empresa multinacional siderúrgica com sede na Coréia do Sul.

Em 2010, era a maior empresa de fabricação de aço do mundo em valor de mercado.

Os valores de integridade, justiça e confiança têm sido os maiores ativos que fizeram da POSCO o que é no momento em que este foi escrito.

Como organização multinacional, a POSCO segue estritamente uma política de tolerância zero para quatro principais práticas antiéticas;

aceitar subornos,
desfalque,
fabricação de informações,
e violação da ética sexual.

Os líderes da POSCO devem estabelecer firmemente uma cultura corporativa ética e permitir que a organização se torne o melhor parceiro comercial para os clientes, o melhor investimento para os acionistas e o melhor local de trabalho para a felicidade duradoura dos funcionários.

Consequentemente, a POSCO pretende evoluir para uma empresa que alcance crescimento e desenvolvimento em que todos saem ganhando, juntamente com todos os seus stakeholders.

20

L’Oréal

A L’Oréal é uma empresa francesa que comercializa cosméticos desde 1909. O CEO Jean Paul Agon está comprometido em tornar 100% de seus produtos sustentáveis ​​até 2020 em três áreas principais:

trabalhando em fórmulas para reduzir a pegada ambiental da L’Oréals para proteger o meio ambiente e a biodiversidade.
criação de novas embalagens com um perfil ambiental aprimorado e também comprometido com o término de testes em animais por métodos alternativos, como engenharia de tecidos.

proporcionar uma melhor qualidade de vida aos funcionários, concedendo-lhes valores mobiliários, como acesso a cuidados de saúde com as melhores práticas e proteção financeira em eventos inesperados da vida.

 

Sua carteira de investimentos está preparada para aproveitar a retomada de crescimento do Brasil? Essa pode ser a oportunidade da sua vida!

Deixe seus dados abaixo e nossa equipe entrará em contato para lhe ajudar.

Ou se preferir, ligue direto para 4007-2374.