Conheça a PTAX e saiba como ela é calculada

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução / Pixabay

Você tem ligações comerciais, familiaridade ou interesse no mercado de cambio? Caso sua resposta seja sim, você precisa ler essa pauta até o fim. Aprenda tudo sobre a PTAX e saiba como essa taxa pode influenciar a sua vida.

O que é a PTAX?

A PTAX  é uma taxa média, calculada através das compras e vendas de dólares no Brasil durante o dia. Essa taxa de câmbio é calculada e divulgada diariamente pelo Banco Central. Em outras palavras, a PTAX é uma referência que representa o preço de moedas estrangeiras.

Qual é a finalidade da PTAX?

Sua finalidade é acompanhar o valor médio das negociações realizadas em dólar diariamente no mercado financeiro.

Onde é usada a PTAX?

A PTAX é usada em contratos que tenham o dólar como referência ou em contratos  derivativos de câmbio. Contratos derivativos de câmbio, são contratos que derivam uma grande parte de seu valor de um ativo subjacente, taxa de referência ou índice de contratos futuros de dólar ou cotação do dólar turismo.

Entenda como a PTAX é calculada:

O Banco Central calcula a PTAX todo dia, nos seguintes horários: das 10h às 10h10,  das 11h às 11h10,  das 12h às 12h10  e das 13h às 13h10. Nesses intervalos, o Banco Central se informa a respeito das negociações efetuadas pelas instituições financeiras. O Banco Central define as taxas de compra e venda diariamente, com base na média aritmética dessas consultas realizadas com as instituições financeiras.

Qual é o dia da formação da PTAX?

A formação da PTAX acontece no último dia de cada mês. O que acontece nesse dia? Nesse dia, há um aumento da volatilidade. Qual a razão?  Os investidores procuram puxar a cotação da moeda para um patamar que os favoreça nos seus negócios.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Como a PTAX pode influenciar a sua vida? 

A PTAX exerce influência sobre o preço de produtos importados. Se um produto fabricado no Brasil, tiver componente importado, a PTAX poderá exercer influência no preço desse produto nacional. A PTAX  afeta os custos das viagens realizadas ao exterior. E, finalmente, a taxa de câmbio também tem impacto sobre compras em dólar.