Conheça a Assessoria de Investimentos, um serviço para investidores pago pelas corretoras

Você já recebeu, alguma vez, um convite para tomar um cafezinho com o seu gerente no banco?

Késia Rodrigues
Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por tecnologia, investimentos e viagens.

Se sim, certamente ouviu algumas propostas de “investimentos” muito interessantes que o banco oferece, tais como títulos de capitalização e fundos com taxas de administração altíssimas, não é mesmo?

Apesar de que os clientes mais especiais dos bancos terem bonitos títulos, como “prime”, “class” e, até mesmo, nome de artistas importantes, como “Van Gogh”, o custo disso é mais alto do que você imagina. 

Ter um nome chique no banco pode custar caro… muito caro. Além das taxas que os bancos costumam cobrar apenas para manter a conta, quem possui algum dinheiro guardado no banco normalmente é convencido pelo gerente a fazer alguns péssimos investimentos.

Mas por que isso acontece? Simples: os gerentes são funcionários dos bancos e, como tais, precisam bater metas. Como não trabalham para você, eles não ligam se você está fazendo um péssimo investimento, mas sim se o banco está ganhando alguma coisa com isso.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Por isso, no artigo de hoje falaremos sobre o serviço de assessoria de investimentos oferecido pelas corretoras, já ouviu falar?

Então, continue a leitura para saber o quanto aquele cafezinho amargo pode sair caro no seu bolso no fim das contas.

O que é a assessoria de investimentos

O assessor de investimentos é um profissional especializado no mercado financeiro e que não cobra nada para te ajudar a investir nas melhores aplicações do mercado.

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Pressmaster.

Mas, como assim “não cobra nada”?! Nem relógios trabalham de graça!

Apesar de parecer algo impossível, os assessores de investimentos prestam esse serviço de forma gratuita para você, pois são remunerados pelas corretoras a que estão vinculados.

O nome correto para o assessor de investimentos é agente autônomo de investimentos. Para exercer essa profissão, o agente deve ser cadastrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e ter sido aprovado em um exame promovido pela ANCORD.

A principal função da assessoria de investimentos e ajudar você a investir em aplicações que tenham mais a ver com o seu estilo.

Para isso, o assessor aplicará inicialmente um teste de perfil de investidor, que será útil para definir se você tem um estilo conservador, moderado ou agressivo.

Isso é muito diferente do tipo de assessoria que é prestada nos bancos, pois, normalmente, os gerentes também trabalham com uma série de outros serviços bancários e, portanto, nem sempre tem tempo de analisar o seu perfil e de oferecer investimentos adequados a ele.

Confira, no vídeo abaixo, um pouco mais sobre o que faz um assessor de investimentos:

[youtube embed=”knD3XGw58zI” ]

Investir com um gerente de banco vs. investir com um assessor

Para explicar melhor essa diferença, vamos utilizar uma analogia:

Imagine que você adora comer sushi e está de frente para dois restaurantes. Um deles oferece vários tipos de pratos em seu buffet, sendo um deles, sushi. Já o outro é especializado em culinária oriental e serve apenas pratos de comida japonesa.

Para matar a sua vontade de comer um delicioso sushi, qual deles você procuraria?

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By tycoon101.

Da mesma forma, quando o assunto são os seus investimentos, você preferiria que eles fossem cuidados por alguém que tem algum conhecimento nessa área ou por alguém que seja especializado no mercado?

Essa é a principal diferença entre investir com o gerente do seu banco e investir com um assessor de investimentos.

O gerente costuma ter uma carteira de clientes muito grande, o que acaba o impedindo de conhecer bem cada um deles e, assim poder oferecer investimentos direcionados para o seu perfil de investidor e os seus objetivos.

Além disso, os gerentes de bancos precisam lidar com uma série de outros serviços bancários e, em muitos casos, não conhecem os investimentos que oferecem aos seus clientes.

Se você acompanha as publicações da EuQueroInvestir, sabe que títulos de capitalização não podem ser, em hipótese alguma, considerados um investimento. Mas você já percebeu que os bancos adoram oferecê-los aos seus clientes?

Já o assessor de investimentos é uma pessoa especializada no mercado financeiro e que trabalha com isso 24 horas por dia e sete dias por semana.

Por esse motivo, o assessor de investimentos está sempre em busca de investimentos que gerem os melhores retornos aos seus assessorados.

Além disso, o serviço de um assessor não começa às 10h e termina às 16h, como acontece nos bancos. Esse profissional fica a sua disposição a qualquer hora do dia, pois nunca se sabe quando boas oportunidades podem surgir.

Crédito da imagem: Banco de Imagens Pixabay/By Free-Photos.

Como funciona a assessoria de investimentos

Quando você decide investir por meio de uma corretora como a XP Investimentos, automaticamente passa a ser acompanhado por um assessor ou agente autônomo de investimentos.

A principal função dessa pessoa é entender, orientar, implementar e acompanhar todas as fases do seu ciclo como investidor.

Para isso, o assessor fará um estudo aprofundado sobre o seu perfil de investidor, pois é com base nisso que ele poderá indicar as aplicações que fazem mais sentido para você.

Mas esse acompanhamento não termina quando você começa a investir, pois o principal foco de um assessor de investimento é acompanhar de perto cada um de seus clientes. Para isso, normalmente eles trabalham com carteiras de clientes mais reduzidas.

Assim, o assessor de investimentos pode criar um relacionamento mais forte com os seus clientes, que são a sua principal prioridade.

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By

Todas as corretoras disponibilizam um assessor de investimentos?

Algumas corretoras do mercado como a Rico, a Easyinvest e a Modalmais não contam com o serviço de assessoria de investimentos, pois funcionam de maneira online, ou seja, todo o atendimento ao cliente é feito pela própria plataforma.

Por outro lado, a XP Investimentos disponibiliza o serviço de assessoria a todos os seus clientes, por meio dos escritórios autônomos como a EuQueroInvestir. Assim, no lugar de receber um atendimento apenas virtual, você contará com uma pessoa para te auxiliar presencialmente.

Além disso, a XP Investimentos não cobra nem um centavo a mais de seus clientes para oferecer o serviço de assessoria, diferentemente do que acontece nos bancos, que costuma cobrar taxas bem pesadas dos clientes que assessoram.

Quais são as principais funções de um assessor de investimentos?

A principal função de um assessor de investimentos é ajudar os seus clientes a investir melhor. Para isso, ele poderá agir ativamente, entrando em contato com você sempre que surgir alguma oportunidade interessante no mercado.

O assessor também presa um serviço de consultoria sob demanda, ou seja, caso você tenha alguma dúvida sobre o mercado, ele poderá te auxiliar e encontrar a solução que for mais adequada.

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Pressmaster.

No entanto, mesmo conhecendo bem os seus clientes, o assessor não pode fazer nenhum investimento em nome deles. Ou seja, a palavra final sobre o seu dinheiro ainda é sua,

Assim, quando você opta por investir com o auxílio de um assessor de investimentos, esse profissional fará toda uma análise para entender o seu perfil de investidor, os seus sonhos, possíveis medos e quais são os desejos que você deseja realizar com esses investimentos.

A partir dessa análise, ele irá procurar entre os produtos disponíveis na corretora, aqueles que são mais compatíveis com o seu perfil e aquilo que você deseja para o futuro.

É por isso que se diz que o assessor de investimentos é uma pessoa que trabalha para você e não para uma empresa. Apesar de ele ser vinculado a uma corretora, o principal interesse do assessor é oferecer as melhores aplicações possíveis para que os seus clientes possam ganhar dinheiro investindo.

Por que escolher a XP Investimentos?

A XP Investimentos é a maior e mais sólida corretora de investimentos do Brasil. Fundada há mais de 18 anos, os seus pilares são a transparência, a educação financeira e a proximidade com os seus clientes.

Para que você possa ter uma ideia, hoje, a XP Investimentos conta com mais de 1,2 milhões de clientes ativos em sua base, além de possuir mais de R$ 240 bilhões sob custódia.

O principal propósito dessa corretora é transformar o mercado financeiro e melhorar a vida das pessoas. Para isso, oferece uma ampla variedade de produtos e do mercado financeiro e atua de forma imparcial para oferecer soluções que sejam compatíveis com os interesses e o perfil de cada investidor.

Se você ainda não conhece a XP Investimentos, aproveite para assistir o vídeo abaixo, publicado no canal da EuQueroInvestir no YouTube. Nele, Juliano Custódio explica um pouco mais sobre quem é a XP Investimentos e como funciona a assessoria e o cuidado que a XP tem com os seus clientes:

Considerações finais

Investir com o apoio de um assessor de investimentos torna possível obter resultados bem melhores do que investir sozinho ou seguindo as orientações do seu gerente do banco.

Como você percebeu, o serviço de assessoria é bastante vantajoso, pois o foco do assessor é fazer você ganhar mais dinheiro com os seus investimentos e não bater metas estabelecidas por um patrão.

Se você tem interesse em saber mais sobre esse serviço, ou mesmo gostaria de tirar dúvidas diretamente com um de nossos assessores, clique na opção “Vamos falar de investimentos?” na parte inferior do site ou faça um teste de perfil de investidor.

Logo após, um de nossos assessores entrará em contato contigo para te explicar quem é a XP Investimentos e como funciona o nosso serviço de assessoria em detalhes.

Não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter e de seguir a EuQueroInvestir nas redes sociais para receber nossos conteúdos em primeira mão.

Bons investimentos!