Confinamento diminui poluição em grandes centros urbanos

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reprodução Rovena Rosa/Agência Brasil

Os satélites responsáveis por monitorar a poluição na atmosfera, registram uma melhora do ar nos grandes centros urbanos do Brasil. De acordo com os pesquisadores, o confinamento devido ao Covid-19 fez o trânsito diminuir nas maiores cidades brasileiras. As informações são do portal G1.

Segundo os pesquisadores, essa diminuição do trânsito fez com que os poluentes emitidos na queima de combustíveis como o dióxido de nitrogênio também tivesse queda. O satélite Sentinel 5P, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) registrou manchas menores desse composto químico. A redução das manchas  de poluição foram observadas nas regiões metropolitanas do Brasil.

As manchas foram computadas e transformadas em mapas, por dois pesquisadores: Diego Hemkemeier Silva, gerente de informações ambientais e geoprocessamento; e Fábio Castagna da Silva, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC).

Locais com diminuição da poluição

Os locais que tiveram maior impacto visualmente foram as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. De acordo com Hemkemeier, a principal variável que influencia nesse resultado é a redução no fluxo de veículos. Mas além dos carros, também há outros emissores de dióxido de nitrogênio. Como as usinas termelétricas, que utilizam carvão mineral ou óleo pesado para gerar energia.

Dessa maneira, as usinas dispersam o composto na atmosfera provocando também a poluição. Este tipo de geração é menor no Brasil, sendo mais comum na Europa e China. Locais em que as manchas retrocederam ainda mais.

Por enquanto, não há tempo suficiente para conseguir realizar uma comparação em números, segundo Hemkemeier. Outros fatores como vento, chuva, umidade do ar podem influenciar nos dados, portanto é necessário aguardar para conseguir uma avaliação mais precisa. De acordo com o pesquisador, seria necessário cerca de 30 dias.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Segundo Leonardo Hoinaski, é difícil medir os benefícios da redução desse tipo de poluição. Hoinaski é professor da Universidade Federal de Santa Catarina, especializado em poluição atmosférica.

“Se essa redução se mantivesse ao longo dos anos, os efeitos seriam nítidos. Os carros emitem outros poluentes que também diminuíram, ainda que não apareçam no mapa”, disse o pesquisador.

O dióxido de nitrogênio, um dos poluentes, causa problemas de respiração. Em que pode, agravar ainda mais a condição dos pacientes de coronavírus.