Confiança do Empresário da Indústria sobe em 29 dos 30 setores em julho

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Divulgação

A Confiança do Empresário da Indústria cresceu em 29 dos 30 setores considerados na pesquisa realizada pela CNI entre os dias 1 e 13 de julho.

O levantamento considerou os dados coletados junto a 2.305 empresas, sendo 899 pequenas, 845 médias e 561 grandes.

Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) reflete a retomada do otimismo em boa parte do setor.

Os setores mais confiantes foram os de Produtos de Limpeza, Perfumaria e Higiene Pessoal (56,7 pontos), Produtos Farmoquímicos e Farmacêuticos (55,4) e Extração de Minerais não metálicos (54,5).

Os menos confiantes no período foram os de Impressão e Reprodução de Gravações (42,0), Calçados e suas Partes (42,3) e Couro e Artefatos de Couro (43,2), conforme mostra a tabela abaixo.

indústria, ICEI

ICEI da Indústria da Transformação

O relatório da CNI apontou que o ICEI da Indústria da Transformação alcançou 49,1 pontos em julho, registrando seu terceiro mês consecutivo de alta e 6,5 p.p. acima da pontuação de junho.

Os benefícios de se ter um assessor de investimentos

A confiança aumentou em 25 dos 26 setores da Indústria da Transformação, sendo que 9 deles ultrapassaram a linha dos 50 pontos. A exceção ficou por conta do setor de Biocombustíveis.

Indústria da Construção

O ICEI da Indústria da Construção também subiu em julho, configurando sua terceira alta consecutiva.

FII de CRI: Conheça esse tipo de fundo imobiliário

O índice atingiu 46,3 pontos, após ter subido 3,7 na última pesquisa.

Segundo a CNI, os três setores considerados na formação do indicador registraram segmento.

Embora tenham apresentado alta novamente, todos seguem abaixo da linha dos 50 pontos, que é a divisão entre confiança e falta de confiança.

Tesouro Direto: Veja como funciona e quais títulos escolher

ICEI da Indústria Extrativa

O ICEI da Indústria Extrativa subiu três pontos em julho, passando de 50,8 para 53,8. Isso mostra que a tendência do aumento da confiança dos empresários do setor permanece.

Os setores mais confiantes do segmento, de acordo com a CNI, são: Extração de minerais não metálicos; Produtos alimentícios; Químicos; Sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal.

ICEI por região geográfica

O levantamento da CNI também apontou a divisão de dados do ICEI por região do Brasil.

Segundo a pesquisa, os indicadores apresentaram alta nas cinco regiões do País na comparação com junho, mas todos seguem abaixo quando colocadas lado a lado com julho de 2019.

Na Região Norte, o ICEI atual é de 54,4 pontos, contra 47,9 de junho e 57,6 de julho de 2019.

Os números coletados na Região Nordeste apontam 47,9 para julho deste ano, acima dos 41,4 de junho, mas abaixo dos 58,5 de julho do ano passado.

O fenômeno se repetiu na Região Sudeste (46,8 / 40,5 / 55,5), Sul (49,3 / 42,8 / 56,6) e Centro-Oeste (50,8 / 47,6 /59,4).

Planilha de Açõesbaixe e faça sua análise para investir