O Índice de Confiança do Consumidor americano, medido pelo Conference Board, ficou estável em maio. Ele se encontra em 117,2 pontos, abaixo dos 117,5 pontos da leitura de abril abril.
O Índice da Situação Atual aumentou de 131,9 para 144,3 pontos. Entretanto, o Índice de Expectativas, com base na perspectiva de curto prazo, caiu para 99,1 pontos em maio, ante 107,9 de abril.
“Depois de uma forte recuperação nos últimos meses, a confiança do consumidor permaneceu essencialmente inalterada. A avaliação dos consumidores sobre as condições atuais melhorou, sugerindo que o crescimento econômico permanece robusto no segundo trimestre. No entanto, o otimismo de curto prazo dos consumidores recuou, impulsionado por expectativas de desaceleração do crescimento e abrandamento das condições do mercado de trabalho nos próximos meses”, afirma Lynn Franco, diretora sênior do Conference Board.
Os consumidores também se mostraram menos otimistas quanto à renda, em um possível reflexo das expectativas de inflação em alta e da diminuição do apoio governamental nos próximos meses.