Comprar Imóvel ou Investir em Fundo Imobiliário? Saiba Qual é a Melhor Opção

A compra de imóveis é um dos investimentos mais incrustados no inconsciente financeiro dos brasileiros. Somos ensinados desde a infância que ter vários imóveis diferentes e alugá-los é a garantia de uma boa renda fixa. Porém, comprar Imóvel ou Investir em fundo imobiliário? Qual é a melhor opção?

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st
img-capa

Foto: img-capa

[banner id=”teste-perfil”]

Certamente você conhece alguém que sonha em viver de renda de aluguel de imóveis, mas você sabia que existe uma alternativa muito melhor?

A maioria desconhece o fundo imobiliário, uma forma de investir no mercado com o diferencial de ter um valor de investimento muito mais baixo e uma série de outras vantagens que vamos explicar ao longo deste artigo.

Como saber se é mais rentável comprar um imóvel ou investir em algum fundo imobiliário? Basta pesar os prós e os contras de cada um deles, mas para nós já está bem claro qual deles é o mais benéfico. Confira abaixo!

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

[banner nome=”facebook”]

Segurança e comodidade

Quando você compra um imóvel com o objetivo de ganhar dinheiro com aluguel é obrigado a lidar diretamente com um inquilino. A pessoa que está o ocupando pode se tornar inadimplente e até danificar o local. É claro que você sempre pode entregar seu bem para uma administradora, mas as grandes decisões terão de ser tomadas por você e esse tipo de coisa pode gerar dor de cabeça. Ocasionalmente será preciso fazer obras, desembolsar valores para manutenção e gerenciar tudo que o envolve.

[box type=”success” align=”” class=”” width=””]Já quando você investe em um fundo imobiliário, toda a burocracia vai ser tarefa de um dos especialistas que é responsável por este investimento, eliminando qualquer questão que teria que ser resolvida fisicamente por você. O mesmo vale para a questão da inadimplência.[/box]

Imposto de renda

A maior vantagem do fundo imobiliário sob a compra física de imóveis é a isenção do imposto de renda. Isso significa que, na prática, o rendimento que você tem ao investir no fundo não é passível de tributação. Quando falamos de compra e venda de imóveis, tanto a compra, quanto o aluguel e a venda serão tributados, diminuindo consideravelmente sua renda.

Diversificação do fundo imobiliário

Uma pessoa física dificilmente terá condições de adquirir prédios comerciais, fábricas, shoppings e grandes construções. Ao fazer parte de um fundo imobiliário você tem a chance de ter uma pequena parte dessas obras, o que também gera uma maior diversificação para sua carteira. Um único fundo pode ter uma variedade enorme de empreendimentos diferentes.