O que é um comparador de fundo de investimentos?

regiane delfino medeiros
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Daniel Mena por Pixabay

Oferecendo a possibilidade de comparar o histórico dos diversos fundos disponíveis no mercado financeiro, o fundo pode ser uma alternativa interessante para o investidor

Fundos de Investimento podem ser uma alternativa interessante para diversificar a carteira ainda que o investidor tenha pouco dinheiro para aplicar.

Entre as principais vantagens de adquirir um fundo podemos citar:

  • Gestão profissional: o investidor (cotista) tem a sua disposição um profissional. Este, é um administrador da carteira, especializado em fazer o melhor gerenciamento possível da carteira.
  • Acessibilidade: Ainda que disponha de poucos recursos, o investidor consegue comprar cotas de fundos. Isso porque alguns fundos exigem aporte mínimo a partir de R$ 100,00.
  • Liquidez: Alguns fundos oferecem ao cotista a possibilidade de resgatar o valor investido no mesmo dia ou no dia seguinte a solicitação de resgate.

Então, considerando que o fundo de investimento pode realmente ser uma boa opção ao investidor, como escolher o melhor fundo?

Bem, em primeiro lugar você precisa descobrir qual seu perfil de investidor. Este pode ser conservador, moderado ou agressivo. Isso porque se você tem um perfil mais conservador não deve se expor a fundos com maiores oscilações. Como acontece com alguns fundos multimercados e fundos de ações.

Outro ponto fundamental a ser considerado é buscar a maior quantidade possível de informações sobre os fundos. Além do que, é importante também realizar uma comparação com outros da mesma categoria.

Para isso, desenvolvemos uma ferramenta gratuita para auxiliar você na escolha do melhor fundo para investir.

No nosso  comparador de fundos você tem a possibilidade de comparar o histórico dos diversos fundos disponíveis no mercado.

Além disso, é possível ainda comparar um fundo com os indicadores financeiros como o IPCA, Ibovespa, CDI e até mesmo a poupança.

 

Como funciona o comparador de fundos?

Neste exemplo, comparamos dois fundos de renda fixa, o fundo BB Top DI renda fixa e o fundo Golden DI renda fixa. Os dois pertencem à mesma categoria de fundos de renda fixa e são mais indicados para investidores com perfil conservador.

Para realizar a comparação é muito simples, basta inserir o nome dos fundo no campo de busca, localizar o fundo e clicar em cima dele. Depois disso, você habilita os indicadores que deseja comparar, como CDI, poupança, entre outros.

Você pode também definir o período de análise que julgar mais adequado. Inclusive pode definir um tempo personalizado, com datas específicas.

No gráfico acima é possível observar que o BB Top DI está alinhado com o CDI, sendo praticamente igual. Além disso, quando comparado ao Golden DI, o BB Top oferece uma rentabilidade muito superior.

Agora, nenhum dos dois fundo ganham do Ibovespa (linha tracejada em vermelho). Isso é muito compreensível já que o Ibovespa é baseado em uma carteira de ações enquanto os fundo analisados são baseados na renda fixa.

Na sequência da mesma página, é possível encontrar as informações gerais de cada fundo. Entre elas, administrador, patrimônio, número de cotistas, existência.

Inclusive, você pode ter acesso direto à lâmina do fundo, que é onde encontrará todas as informações essenciais do produto.

Ainda no nosso comparador de fundos, você pode ter ideia das oscilações que o seu fundo de investimentos teve ao longo dos anos.

Isso é possível de analisar no gráfico de volatilidade.

Como é possível observar no exemplo abaixo, os fundos selecionados praticamente não tiveram nenhuma oscilação nos últimos 3 anos.

O mesmo não se pode dizer do Ibovespa que apresentou forte volatilidade para o mesmo período.

Como você pode concluir, nosso comparador de fundos é uma ferramenta essencial para auxiliar nas suas decisões de investimento.

Mas para ter sucesso em seus investimentos é fundamental que você respeite seu perfil de investidor. Tendo em vista que você não quer correr o risco de perder dinheiro.

 

LEIA MAIS

Mercado financeiro: entenda como funciona cada segmento

Senado conclui votação da Reforma da Previdência

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.