InvestimentosNotícias

Como voltar a ganhar 1% ao mês em 2018 nos investimentos

Investindo com inteligência para obter lucros reais.

Avalie este artigo!

Estamos enfrentando uma crise de abstinência do investidor, ou uma saudade dos juros altos. Juros estes que de forma irreal que nos davam a sensação de “ganhar dinheiro” e de obter retornos significativos em nossas aplicações mensais. Diante deste cenário, a pergunta que se impõe é: Como voltar a ganhar 1% ao mês com os seus investimentos?

Nós brasileiros somos realmente saudosos de acontecimentos inexistentes e temos dificuldade de olhar o que realmente é importante no assunto de investimentos. Somos do antigo “over-night”, temos um histórico de “inflação pelo costume ou inercial” que era atrelado ao consumo, ou que seja pela manutenção nominal do nosso salário ao longo do mês, sendo isso tudo muito irreal.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Todos nós, temos que aprender a investir melhor, a não buscar “dinheiro fácil” ou retornos totalmente fora da realidade. Não podemos sonhar e sim estar bem acordados para melhorar a forma de nossos investimentos daqui pra frente. Entender isto, é o primeiro passo para obter maior sucesso em seus investimentos e por consequência, te fazer voltar a ganhar 1% ao mês.

De forma objetiva, temos duas classes de ativos a serem investidos:

Ativos Conservadores (Renda Fixa)

Ativos Arriscados (renda Variável)

Portanto ao longo de nossa vida, de acordo com o nosso perfil e necessidade, decidimos qual o percentual a ser colocado em cada uma das “classes” descritas acima. Eu por exemplo, dado a minha realidade financeira, perfil, e necessidades familiares, nunca passei de 20% de investimentos em Ativos Arriscados, ou melhor, Bolsa de Valores, ou minha empresa, ou qualquer ativo que eu não consiga prever o retorno no curto prazo. Suscetível sim a variações grandes de curto prazo.

Como Voltar a ganhar 1% ao mês?

Naturalmente a resposta óbvia seria  “correr maiores riscos”. Não tem dinheiro de graça ou retornos maiores de forma conservadora, isso realmente não existe. Portanto vamos a “vida como ela é” (fazendo analogia a Nelson Rodrigues).

Existe SIM uma classe de ativos intermediaria, que por si só consegue investir de forma “profissional” (não amadora) nas duas classes descritas acima, simultaneamente, criando assim uma classe chamada “multimercados” (investem em mais de um mercado, no caso Renda Fixa e Renda Variável)

Esta classe de ativos é muito conhecida em países que possuem taxas de juros nominais de 1 (um) digito, como a nossa hoje em dia. Quando eu falo “profissional” digo para pararmos de adivinhar o que fazer com o nosso dinheiro se eu sou um advogado, se sou médico, se trabalho na construção civil e etc.

Se sou médico quero poder tratar os meus pacientes e resolver suas enfermidades, como advogado quero representar meus clientes em suas causas da melhor forma possível, e por fim, como engenheiro, quero construir o melhor empreendimento para as pessoas morarem e terem a sensação de ter um sonho realizado. Mas independente da sua atividade profissional, eu aposto que você quer voltar a ganhar 1% nos seus investimentos, certo?

Personal Trainner dos investimentos

Portanto procurem um “profissional de investimentos” para assessora-lo, não é buscar alguém para decidir por vocês, isso nunca! (somos responsáveis por nossas escolhas), mas alguém para ensinar, mostrar, direcionar e cobra-los na disciplina e poupança do dia a dia. Exatamente como um “personal trainner”, por exemplo, quando contratamos este profissional ele nos ajuda em tudo, tira a nossa preguiça, nos faz acordar cedo, muda antigos hábitos, mas quem emagrece somos nos. Com seus investimentos ocorre da mesma maneira.

Conhecendo Fundos Multimercados

Fundos Multimercados eu gosto de dizer que existem os de “sinal” (ou sinaleira para os Gaudérios) vermelho, amarelo e verde. Claramente uma analogia a riscos, e quanto maior o “risco” sem duvida teremos mais Renda Variável e o sinal será “vermelho”.

Estou dizendo que existem fundos de investimentos Multimercados verdes, que chegam a ter liquidez de 1 dia somente (pede o resgate hoje e o dinheiro entra amanhã), e os amarelos que normalmente tem prazos de resgate de 15 a 30 dia.

Entendam que não existe uma forma de ganhar dinheiro de graça, portanto como eu disse no começo deste artigo, precisamos correr mais riscos para ganhar mais. Podemos também fazer isso de maneira gradual, parcial e ainda melhor, “profissional”. Comprar ativos com prazos de 10 anos por exemplo, por mais que seja Renda Fixa, ainda pode apresentar riscos. Historicamente nosso país não passou por tanto tempo de estabilidade ou sem emoções políticas/estruturais.

Fundos de Investimentos é uma forma condominial de investir onde cotistas apontam valores diferentes, cada um do seu tamanho, compartilhando a inteligência de um “Grande Gestor” e de um “Cofre” de grande segurança (custodiante). Por isso eu digo que não precisamos inventar a roda, ela já existe, o que precisamos é no máximo polir, dar um brilho, e seguir rodando.

Existem Fundos Multimercados, com risco moderado, com liquidez, que geram retornos médios na casa de 120% – 130% do CDI.

Imaginem que estou dizendo em ganhar 20% – 30% a mais que o índice de referência de investimentos mais utilizado pelas pessoas, o CDI. Realmente esta é uma forma segura e que faz todo o sentido de ser avaliada.

Claro que escondi o nome do Santo para não parecer venda de produtos, mas com certeza se vocês buscarem um “assessor” de investimentos ele vai saber de quais produtos estamos falando.

Chamo a atenção para o fundo com letras em “vermelho”, este esta chegando no seu limite de clientes, portanto o processo deve ser de uma forma rápida.

Ambos os fundos têm liquidez em 30 dias, ou seja, pede o resgate hoje e os recursos entram na conta de seu banco em 30 dias. Um deles rende a 118% do CDI e o outro 173% do mesmo indicador.

Portando conheçam os produtos acima, comparem as rentabilidades com os produtos que você tem e quando alguém lhe perguntar: “Como voltar a ganhar 1% com seus investimentos” você já sabe o que responder.

“Bem-vindo aos Fundos Multimercado”

Gustavo Strauch

Sócio da Eu Quero Investir, responsável pela operação EQI Investimentos SP, presente no mercado de capitais desde 2001, palestrante, professor, esteve presente em operações como XP Investimentos, Vinci Partners e Genial Investimentos. Formado em Economia e Finanças pela IBMEC e mestrando em Administração de Empresas pela mesma instituição.

Artigos Relacionados

Close