Como usar o serviço digital dos bancos tradicionais em meio a pandemia

Felipe Moreira
Felipe Moreira é Graduado em Administração de empresas e pós-graduado em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 6 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Reprodução/Pxfuel

Se você tem o hábito de ir ao banco para consultar saldos, extratos, pagamentos dentre outras operações, está na hora de conhecer o canal digital do seu banco.

Com a tecnologia cada vez mais avançada os bancos estão disponibilizando os serviços e produtos dentro dos aplicativos. Com eles é possível fazer transações rápidas, como pagamentos, consultar saldos, fazer investimentos e até mesmo empréstimos. Tudo isso sem sair de casa.

Essa prática já acontece há muito tempo. Mas muitas pessoas ainda preferem ir até a agência. Por tradição ou por sentir mais segurança no relacionamento presencial.

Devido a pandemia, os bancos têm reforçado aos clientes a utilizarem os canais digitais. Como medida de combate ao coronavírus.

Desde o dia 24 de março, os bancos estão abrindo com horário reduzido, das 10h ás 14h. A fim de evitar aglomeração e contaminação do coronavírus.

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) solicitou aos usuários que evitem ao máximo ir as agências. Sempre que possível utilizem as plataformas digitais e telefônicas.

Serviços online

Os serviços online são práticos, rápidos e seguros. As transações podem ser feitas em plataformas online (site do banco), ou em aplicativos.

Se você ainda não conhece o aplicativo do seu banco, agora é o momento de familiarizar com ele e resolver suas pendencias sem sair de casa.

Cada banco tem sua metodologia de funcionamento, mas no geral você pode fazer pagamentos, transferências, consultar saldo e extrato, acompanhar investimentos, contratar produtos como títulos de capitalização e até mesmo fazer empréstimos.

No aplicativo da Caixa os usuários podem até jogar na Mega Sena. Outros, permitem recargas de celular.

São inúmeros os recursos disponíveis nos aplicativos. Para baixar o APP do seu banco, basta acessar pelo celular ou tablet a loja de apps. Sistemas android você encontra no app Google Play, já iPhone por App Store. No campo de busca, procure pelo nome do seu banco, em seguida é só baixar.

Como usar o aplicativo?

Para usar o aplicativo você precisar criar uma senha de acesso, que difere da senha dos terminais eletrônicos. Em seguida é necessário seguir as recomendações de cada aplicativo.

Em alguns depois de criado a senha é possível realizar consultas de saldos e cartões de crédito. Em outros bancos, após criar a senha ela precisa ser desbloqueada em uma agencia seja pelos caixas eletrônicos ou no atendimento.

Mas para autorizar pagamentos e outras operações que envolve transferências de recurso, os bancos adotam outro crivo para aumentar a segurança.

Como efetivar as transações?

Como meio de segurança para o cliente e banco, as transações precisam ser autenticadas. Seja por meio de senha ou token. O token é disponibilizado pelo banco, através de um aparelho ou sistema dentro do próprio aplicativo.

O token funciona como um dispositivo de sequencias numéricas que alteram em alguns segundos. É utilizado para auferir a transação e evitar fraudes. Podemos dizer que é uma segunda senha.

Em alguns bancos você pode solicitar ao gerente, outros você pode solicitar pelo aplicativo e desbloquear o uso no caixa eletrônico.

Como foi dito, cada banco possui sua metodologia de funcionamento. Para saber como funciona, entre em contato por telefone ou acesse o site do seu banco.

E pelo site?

Pelo site também é necessária criação de senha de acesso e autorização. Para realizar as operações com segurança, sempre verifique o certificado SSL (Secure Socket Layer). É uma ação de segurança que guarda a sua conta de fraudes. Assegurando a troca de transações entre o banco e clientes.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Para verificar se o site tem esse protocolo, observe ao lado direto da URL um ícone de cadeado de segurança. Ao clicar nesse cadeado outra tela vai aparecer, a mesma URL do banco deve ser idêntica ao do campo “emitido para “.

Precisa ir ao banco?

Se você precisar ir ao banco, fique atento aos horários de atendimento. Agências dentro dos shoppings não estão funcionando. E para pessoas do grupo de riscos, o atendimento poderá ser feito a partir das 9h.

Lembre-se de manter a distância orientada, 1,5 metro. Sempre que possível lavar bem as mãos ou aplicar álcool em gel.

Ao chegar em casa higienize os objetos, como cartões, chaves, celulares com álcool.