Como um assessor de investimentos pode te ajudar?

Cláudia Zucare Boscoli
Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.
1

Diversificar investimentos e alocar boa parte dos recursos em ativos menos voláteis é uma estratégia de defesa, relevante para situações de crise e recessão, como a que se desenha em decorrência da pandemia de coronavírus.

Mas a missão de encontrar os investimentos corretos pode ser árdua demais.

“Para montar uma carteira defensiva é preciso ter conhecimento do mercado como um todo. E o mercado financeiro é um oceano. É muito amplo”, afirma Clara Cristina de Souza Sodré (foto), assessora da EQI Investimentos.

Por exemplo, para aplicar em um fundo, é precioso avaliar em detalhes informações sobre o setor de atuação e o desempenho das companhias, o que demanda tempo e dedicação.

Para atuar de maneira mais certeira no mercado financeiro, os investidores podem contar com o serviço dos assessores.

Assessor de investimentos: como funciona a ajuda?

Sodré explica que o assessor irá, primeiramente, conhecer o cliente, traçar seu perfil de investidor e buscar uma carteira aderente aos seus objetivos e ao cenário atual.

“O assessor de investimentos vai estudar tudo o que compõe a estrutura financeira atual do cliente. E também seu estilo de vida. Isto para descobrir os melhores ativos a curto, médio e longo prazos”, diz.

Como o assessor é especializado e possui experiência, ele reconhece facilmente as boas oportunidades. E, diferentemente de um gerente de banco, tem liberdade para trabalhar com todos os ativos disponíveis e diversas instituições financeiras.

Na EQI, os assessores trabalham com base no perfil financeiro dos clientes. Investidores com ativos a partir de R$ 60 mil contam com assessoria ativa. Clientes com investimentos menores contam com a equipe de assessoria sob demanda.

Leia também: Investimentos defensivos são segurança contra a crise

Quais as melhores ações defensivas do momento?

E ainda: Títulos públicos se revelam melhor investimento defensivo