Fundos de Investimentos

Como o Fundo de Investimento DI Pode Ser Mais Interessante que a Poupança?

Comparamos o fundo DI com o investimento mais popular do Brasil!

Avalie este artigo!

O fundo de investimento DI, ou Fundo de Renda Fixa Referenciado DI, é um tipo de fundo bastante popular pela estabilidade que proporciona. Neste produto são investidos pelo menos 95% de todo o patrimônio em títulos públicos (o Tesouro Direto) ou em títulos privados de baixo risco, sempre atrelados à Selic.

O baixo risco e a segurança de um fundo de investimento DI tornam essa uma opção bastante atraente. Como ele investe majoritariamente em títulos públicos, rendem 100% do CDI. É claro que não se pode esquecer da taxa de administração que pode fazer seu fundo render até, em média, 97%. Hoje nós vamos explicar para você de que forma esse tipo de investimento pode ser mais vantajoso que a poupança.

O baixo rendimento da poupança 

Hoje nós vivemos em uma realidade onde a taxa Selic está abaixo de 8,5%. Sempre que o Comitê de Política Monetária do Banco Central toma essa decisão, é acionado o chamado gatilho da poupança. Esse gatilho significa que a partir daquele momento o rendimento da poupança é limitado para apenas 70% da Selic mais a taxa referencial.

A taxa de administração

Saber como os fundos DI podem ser mais interessantes que a poupança depende diretamente da porcentagem que é cobrada pela administração desse investimento. Hoje em dia, existem diversos fundos com taxas baixíssimas, e é nesse ponto que você precisa se concentrar. Uma taxa alta, normalmente acima de 2%, fará com que seu investimento não valha mais tanto a pena, sendo a poupança mais rentável nesse caso.

Depende da taxa Selic

Nós vivemos diversos momentos de instabilidade econômica e política no país. A taxa Selic flutua e acompanha esse tipo de movimentação. É preciso estar sempre atento a este tipo de mudança no nosso cenário. Quando a taxa Selic cai, os fundos de renda fixa perdem em comparação ao rendimento da poupança. Quando ela sobre, o contrário acontece.

Imposto de renda

Na maior parte dos cenários, mesmo estando sujeita à incidência do Imposto de Renda, o fundo de investimento DI continua sendo uma opção mais rentável. Nesse caso, também depende do prazo escolhido para seu investimento. Essa questão é importante porque, diferente da maior parte das aplicações disponíveis, o fundo DI conta com uma cobrança de imposto regressiva referente ao valor que foi ganho. Isso significa que a cada seis meses o imposto diminui, podendo chegar até um mínimo de 15%.

Gostou de saber sobre fundo de investimento DI e quer mais?

Faça o teste de perfil do investidor da Eu Quero Investir para entender quais são os melhores investimento para seus objetivos de curto, médio e longo prazo! Com ele você poderá saber de o fundo de investimento DI é ideal para você.

Cheque o site para saber mais sobre outros tipos de investimento!

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.

É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585
Instagram: filipe_st

Artigos Relacionados

Close