Como medir o PMI – Purchasing Managers Index (Índice de atividade global)

Thales Barboza
Thales Barboza é Engenheiro Civil com MBA em Gestão Financeira. Palestrante do EuQueroInvestir.com e também Assessor de Investimentos do EuQueroInvestir A.A.I. assessores de investimentos.Me envie um e-mail: thales.barboza@euqueroinvestir.com ou então um WhatsApp: (47) 9.8838.0075

Desde pequeno, quando a temperatura de nosso corpo está alta, aprendemos que devemos utilizar o termômetro para averiguar se estamos com febre ou não. Segunda o médico mais querido do Brasil, Dráuzio Varela, ela deve estar inferior a 37°C.

Fazendo uma analogia com os investimentos. No Brasil, quando queremos medir o nível a nossa atividade, é comumente utilizado o Produto Interno Bruto, o famoso PIB. A partir dele o Banco Central e os economistas fazem suas projeções de inflação, taxa Selic, câmbio, entre outros. Até aqui tudo bem, mas se quisermos medir a Saúde da Economia Global?

Planeta terra e moedas

O que é o PMI?

O indicador mais utilizado é o PMI (Purchasing Managers Index), também conhecido como Índice de Mercado dos Gerentes de Compras.
O PMI é embasado em 5 principais indicadores, são eles: Novos Pedidos, Nível de Estoques, Produção, Entrega de Fornecedores e Ambiente de Trabalho.

[banner nome=”facebook”]

O propósito do PMI é prover informação sobre as condições de negócios atuais para a tomada de decisão das companhias, analistas de mercado e gestores.

Analisada por país e por setor industrial ou de serviço, cada pesquisa é baseada em respostas obtidas de painéis de altos executivos em mais de 400 empresas. Esse painel é criteriosamente selecionado para representar com precisão a estrutural real destes setores.
Esse índice varia entre 0 e 100 com as seguintes interpretações:

  • Inferior a 50 – Indicam uma deterioração ou diminuição em relação ao mês anterior;
  • Igual a 50 – Indicando uma ausência de mudança em relação ao mês anterior;
  • Superior a 50 – Indicam uma melhoria ou aumento em relação ao mês anterior.

PMI - Índice dos gerentes de compras

Note que a saúde da economia global ocorreu mais fortemente ao final de 2016 e início de 2017, iniciando pelos países desenvolvidos e posteriormente nos países emergentes. Isso ocorreu pois após anos de recessão em países como Espanha e Itália, a retomada econômica da Zona do Euro foi mais forte impulsionada por Alemanha e Reino Unido.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Notem a sangria do PMI para o Brasil até final de 2016 com toda a instabilidade política e econômica. Além disso, os fatos de corrupção assombrando cada vez mais os noticiários.

[banner id=”teste-perfil”]

O PMI Global está em um dos maiores patamares nos últimos 5 anos, nos apresentando uma ótima oportunidade para investimentos internacionais.

ISM gráfico

Estamos avisando desde o final de 2016 e no decorrer de 2017 o bom momento para entrar em fundos globais e principalmente na renda variável Norte Americana. Sempre relatamos que o Trump candidato seria diferente do Trump presidente, o qual ia priorizar uma política protecionista com valorização do mercado interno.

Dito e feito, o S&P500, índice que mede o desempenho das 500 maiores empresas Norte-Americanas teve uma valorização de 19,41% em 2017.

Gráfico S&P 500

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.