Aprenda como abrir oportunidades de negócios com leads

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/iStock Photos

Nos dias atuais, todos os empresários desejam ampliar sua rede de network. Isso é fundamental para o sucesso e crescimento de um negócio. Se esse é o seu desejo, mas você não sabe como, aprenda como os leads podem ser uma ferramenta para ajudá-lo a alavancar sua empresa.    

O que são leads?

Leads ou geração de leads, é um termo de marketing usado para descrever o início do interesse de um consumidor em um determinado produto ou serviço de uma empresa. Em outras palavras, gerar leads significa captar potenciais clientes para um negócio.

Como funciona a geração de leads?

Funciona assim, geralmente um contato deixa com você algumas informações básicas, tais como: nome, endereço, e-mail, telefone, nome da empresa onde trabalha, cargo que ocupa, etc. Essas informações podem ser conseguidas de formas diversas, tais como: um orçamento online, por exemplo. Ao conseguir um lead, você deve encará-lo como uma pedra preciosa bruta, ou seja, ele deve continuar a ser trabalhado e lapidado até se tornar um lead qualificado.

O que é um lead qualificado?

Um lead qualificado é um contato capturado que demonstrou interesse ou intenção de compra e se encaixa no perfil de público-alvo de sua empresa. Após identificar um lead qualificado, você deve procurar transformá-lo em um prospect, evoluindo, com o tempo, para uma oportunidade de negócio, até chegar a ser um cliente.

O que é um prospect?

O prospect é um estágio antes do cliente, é aquela pessoa que consome suas soluções e que se mostra ativa nos conteúdos, e-mails marketing, etc. Isso significa que a única coisa que falta para o prospect  se tornar  um cliente é inserir os produtos no carrinho e efetuar a compra.

Existem várias maneiras para você e sua empresa conseguir leads. Listaremos algumas: 

Através de pesquisas na internet.

Por meio de convenções de vendas.

Através de pessoas que entregam cartões de visitas.

Participando de feiras de negócios.

Por indicações de outros vendedores.

Indicações de clientes, etc.

Conheça  algumas dicas de como transformar leads em potenciais clientes:

Demonstre ao seu cliente que você tem conhecimentos e habilidades para ajudá-lo em sua compra.

Tenha controle emocional, procure não ser muito frio e nem muito invasivo com relação ao cliente.

Procure entender suas motivações de compra, raciocine com a cabeça do comprador e não com a do vendedor.

Procure, se possível, pesquisar com antecedência quais são as reais necessidades do cliente.

Leve a ele um rol de possibilidades e dê tempo hábil para tomar, com calma, a melhor solução.

Agora que você já conheceu um pouquinho sobre leads,  use essa ferramenta poderosa em seu benefício e tenha muito sucesso no seu negócio.