Tesouro Direto

Como Investir em Títulos Públicos Federais

Tudo sobre um dos investimentos mais populares para o brasileiro na atualidade.

Avalie este artigo!

Antes de investir é preciso ter conhecimento, portanto, compreender o que são os títulos públicos federais é essencial. Em poucas palavras eles são papéis emitidos pelo governo brasileiro para financiar a dívida pública, isto é, manter a máquina rodando. Ao adquirir um destes títulos, você estará emprestando dinheiro à federação em troca de uma remuneração.

Existem duas maneiras de aplicar nesta modalidade: a partir do Tesouro Direto ou por fundos de investimentos. Neste artigo você compreenderá como funcionam, para quem são indicados e quem pode ajudar você a investir e manter o seu patrimônio. Confira!

Como funcionam os títulos públicos federais

A maneira mais comum de investir em títulos públicos federais é a partir do Tesouro Direto. Ele é um programa no Tesouro Nacional que existe desde 2002. Antes disso não era permitido à pessoas físicas que adquirissem esse tipo de papel, o que fez desta a porta de entrada de muitos brasileiros ao mundo dos investimentos.

O Tesouro Direto é o investimento mais seguro do país, e é possível aplicar nele com uma verba inicial de R$30,00 e o processo pode ser realizado diretamente no site do Tesouro ou com o auxílio de uma assessoria especializada.

Outra forma de aplicar é a partir de fundos de renda fixa, onde um grupo de investidores se junta e coloca o dinheiro disponível nas mãos de um administrador especialista no mercado financeiro. Ele priorizará produtos da renda fixa, mais previsíveis e seguros. Dentre eles podem estar os títulos públicos federais.

Para quem são indicados os títulos públicos federais?

A única maneira de compreender com assertividade quais são os produtos ideais para cada tipo de investidor é a partir de um teste de perfil. Com o teste será possível compreender quais são as tolerâncias aos possíveis riscos.

Porém, vale frisar que não existe preto no branco quando o assunto são aplicações, pois o que define um bom investidor é a variedade de produtos em sua carteira de investimentos, e não os riscos que está disposto a ter.

Para te ajudar a montar sua carteira de investimentos de acordo com seu perfil e também seus objetivos, o ideal é contar com uma assessoria especializada para te apoiar nessa jornada. Dessa forma, você pode ter acesso à informações de pessoas que analisam diariamente os acontecimentos do mercado, mas sempre dando a palavra final.

Comece agora mesmo e entre em contato com a Eu Quero Investir, um escritório de investimentos ligado à XP Investimentos, a maior corretora de toda a América Latina.

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.

É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585
Instagram: filipe_st

Artigos Relacionados

Close