Como Investir Bem o Seu Dinheiro

Filipe Teixeira
Colaborador do Torcedores
1

Saber como e onde investir é fundamental se você não quer ver o seu poder de compra derreter com a inflação. Mas como fazer bons investimentos para realizar todos os seus objetivos?

A resposta para essa pergunta passa por algumas etapas primordiais para todo bom investidor. Elas vão potencializar os seus ganhos e direcionarão as operações entre as diferentes possibilidades de investimento. Confira como investir bem o seu dinheiro com as nossas dicas!

Defina o seu objetivo

Ter um objetivo definido é uma das primeiras coisas que você deve fazer para investir bem o seu dinheiro. Afinal, é preciso foco, senão você tentará acumular capital de maneira aleatória e agir assim facilita a dispersão e, por consequência, perda de dinheiro.

EQI, BTG Pactual Forpus Capital lançam novo fundo de ações

Por isso, tenha bem claro os motivos que te levam a investir. Quer garantir a aposentadoria? Busca dinheiro para viajar? Quer economizar para custear os estudos dos filhos? Responda a essas perguntas para você pensar no tipo, valor e prazo dos investimentos escolhidos.

Entenda o ciclo do seu dinheiro

De forma resumida, o nosso dinheiro deveria seguir esta ordem:

  • ganhar: é a nossa fonte de renda, como salário ou lucro do próprio negócio;
  • poupar: acumular parte dos ganhos para uma emergência ou uma compra grande, por exemplo;
  • investir: pegar uma porcentagem do que foi poupado para fazer o dinheiro virar mais dinheiro.

É fundamental entender quanto do seu orçamento equivale a cada etapa desse ciclo. Quando mais você ganhar e poupar, mais poderá investir e, dessa forma, melhores serão os lucros. Por isso, faça as contas e procure acumular capital o máximo possível para investí-lo.

Ferramenta ajuda na escolha de suas ações de acordo com balanços

Procure investir em diferentes aplicações

Diversificar é a chave para administrar o seu dinheiro com segurança e obter bons retornos. Deixar todo o seu capital em um único investimento é arriscado, já que se ele tiver performance ruim, você terá prejuízo.

Portanto, busque mesclar diferentes opções como Tesouro Direto, Renda Fixa, Renda Variável, Fundos de Investimentos etc. Ao fazer isso, você mantém diferentes fontes de lucro e, caso uma comece a dar prejuízo, o restante do dinheiro estará resguardado em outros tipos de aplicações.

Aproveite o começo do ano para ganhar mais dinheiro e veja qual o melhor investimento para 2018!