Como funciona o Mercado Futuro? O que é, benefícios

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reprodução / Unsplash

Como todo investidor, seja iniciante ou avançado, sabe que investir dinheiro é uma atitude que exige pensar sempre no futuro. Um dos vários tipos de investimentos é o chamado Mercado Futuro. Esse investimento faz parte de um ambiente dentro da Bolsa de Valores. 

Em que há a negociação de compra e venda, pensando sempre na projeção que os títulos possam ter no futuro. Por isso o investimento leva esse nome. Mas o que é negociado no mercado futuro? Há várias opções no mercado futuro. Podem ser negociados produtos da agricultura e pecuária, além de índices e moedas.

Segundo informações do site Investidor, do Governo, o mercado futuro pode ser compreendido como uma evolução do mercado tradicional. Em que há a compra e venda de certa quantidade de um ativo, a partir de um preço estipulado. A partir daí vai ocorrer a liquidação em uma data determinada no futuro.

Mas, o mercado futuro tem um detalhe, diariamente é verificada as alterações de preços nos contratos. Para que seja possível saber das perdas e ganhos, por isso ocorre a liquidação das diferenças.

Benefícios de investir no mercado futuro

Entre os benefícios desse tipo de investimentos estão a liquidez. O investidor pode solicitar o resgate de seu investimento a qualquer momento, antes de vencer o contrato sem problemas. Além de que para realizar os contratos é simples, ocorre da mesma maneira que a compra e venda de ações. As transações e negociações podem ser feitas online do seu próprio computador.

No mercado futuro existe a possibilidade de “alavancagem”. Em que o investidor consegue movimentar valores acima do que possui em conta, como os grandes e experientes investidores fazem. Mas realizar a alavancagem só é possível se, você possuir garantias que no caso de perdas é possível arcar com os prejuízos.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Neste tipo de investimentos é possível lucrar de diferentes formas. Por exemplo, há a possibilidade de comprar o ativo por um preço e vender quando o valor aumentar ou ganhar só com a diferença. Tudo vai depender do seu perfil de investidor e seus planos.

Principais contratos do mercado futuro

Na hora de escolher os tipos de contratos também é necessário analisar com qual se adapta ao se perfil de investidor. Em que vai envolver seu conhecimento sobre cada produto e como ele se sai no comércio. As opções são:

  • Índice Bovespa;
  • S&P500;
  • Dólar;
  • Boi gordo;
  • Milho;
  • Café.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374