Como Funciona o Mercado de Títulos Públicos

Filipe Teixeira
null
1

O Tesouro Direto é um dos investimentos mais populares do país devido a combinação de segurança com acessibilidade para os mais diversos orçamentos. A programática básica já é bastante conhecida: adquirir títulos públicos para financiar as atividades do Governo Brasileiro em troca de uma pequena remuneração por seu empréstimo. O que poucos sabem é como funciona verdadeiramente o mercado de títulos públicos.

O que isso significa? Basicamente o que praticamente ninguém que não tenha um conhecimento mais amplo do mercado financeiro sabe: a renda fixa também sofre alterações. O nome “renda fixa” não é atribuído devido à fixação de valores, e sim devido ao saber prévio de quais são as condições em que será remunerado por sua aplicação.

O que envolve o mercado de títulos públicos?

Se você adquirir um papel do Tesouro Direto e seguir com ele até a data final de sua aplicação, não se preocupe, você vai sim receber a quantia prometida no ato da compra. Porém, entre o momento de compra e de finalização do investimento, o valor de seu título pode variar de acordo com as flutuações de mercado e do comportamento das taxas de juros no país.

O que você conhece é o valor que será remunerado pelo empréstimo, mas não a porcentagem de rentabilidade. Adquirindo um papel atrelado à taxa Selic, por exemplo, você sabe apenas que ele está indexado a ela, mas não sabe o valor da mesma no próximo ano.

A variação do preço de um título público tem uma relação inversa ao comportamento da taxa de juros. Isso significa que se os juros aumentam, o valor do título diminui e vice-versa.

Variação no extrato do título

Muitos investidores de primeira viagem se preocupam, pois, em determinados momentos, você pode observar o extrato de sua aplicação e notar que houve “perda” de dinheiro. Digo perda entre aspas porque não é, de fato, uma perda. O que acontece com o mercado de títulos é que ele é atualizado de acordo com os valores de mercado vigentes — levando em consideração o mercado secundário e de revenda.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Isso significa que, quando existe queda nos preços por alguma razão, seja política ou econômica, o seu saldo cairá; se houver valorização, aumentará. Porém, isso não é motivo para se preocupar, pois uma coisa é garantida quando trabalha-se com o mercado de títulos públicos: ao final do tempo de aplicação, você sempre terá em mãos a quantia que foi acordada no momento da compra.

Lembre-se de que um bom investidor conta com uma carteira de investimentos variada. Quer aplicar? Conte com a Eu Quero Investir para te ajudar nesse momento. Entre em contato com um de nossos consultores!


Aproveite o atual cenário econômico do Brasil e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Deixe seus dados abaixo e conte com a nossa equipe para lhe ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374