Fundos de Investimentos

Como Funciona Fundo de Investimento

Conheça uma das mais populares modalidades de aplicação financeira

Avalie este artigo!

O fundo de investimento é um tipo de aplicação financeira. Muito procurado por quem está querendo diversificar a carteira, os fundos são uma forma de investir em diversos tipos de ativos ao mesmo tempo, mas você vai entender melhor o que isso significa um pouco mais para frente.

Também são ótima pedida para quem não entende muito bem de investimentos, mas quer colocar o dinheiro para render em ativos mais complexos. Cada fundo tem uma política diferente de funcionamento, então é preciso prestar atenção em alguns pontos. Hoje vamos ensinar tudo sobre como funciona fundo de investimento.

Cotas e tipos de fundos

No fundo de investimento, o dinheiro de várias pessoas é reunido para as aplicações serem realizadas. Quando você faz um aporte no fundo, recebe cotas. Uma cota é a menor parte de um fundo e o retorno que você recebe das aplicações depende diretamente da quantidade de cotas que você tem.

Existem sete modelos principais e os valores das cotas podem variar bastante. Cada fundo é indicado para um tipo de investidor.

  1. multimercados, com vários tipos de ativos.
  2. curto prazo, com prazo de cerca de um ano de resgate.
  3. ações, focado em ações da bolsa de valores.
  4. referenciados, famosos por serem os mais seguros.
  5. renda fixa, sempre com rendimento prefixado.
  6. dívida externa, com títulos da dívida externa brasileira.
  7. cambiais, com ativos atrelados à uma moeda estrangeira.

Comodidade para o investidor e confiança no gestor

Um especialista na área será o encarregado de gerir todo o dinheiro que foi investido no fundo, visando o maior lucro possível. A ideia aqui é criar uma carteira que pode diversificada em investimentos, tanto de renda fixa, quanto variável, em vários níveis de rentabilidade e risco. Os gestores avaliam de forma macro e micro os cenários econômicos e políticos, minimizando também os riscos das aplicações e sempre deixando o investidor por dentro de como funciona fundo de investimento.

Os fundos são uma via de mão dupla. É preciso confiar na capacidade analítica do gestor, mas também é bastante confortável para quem investe saber que seu dinheiro está nas mãos de um profissional da área.

Taxas e impostos

Nos fundos de investimento são cobradas taxas de administração, pela gestão do especialista. Uma taxa de performance também pode ser cobrada, dependendo dos rendimentos, além de uma taxa de saída dos dividendos.

Além do IOF, os rendimentos terão uma incidência no IRPF.

Quer saber mais sobre como funciona fundo de investimento?

A Eu Quero Investir sempre tem conteúdos novos para quem quer saber como funciona fundo de investimento e deseja se manter atualizado e entender mais sobre o assunto.

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.

É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585
Instagram: filipe_st

Artigos Relacionados

Close