Investimentos

Como funciona e quanto o agronegócio representa no PIB brasileiro

Para compreender quanto o agronegócio representa no PIB brasileiro, primeiro é preciso entender todas as facetas que estão envolvidas.

Avalie este artigo!

O agronegócio é um dos setores de maior representatividade na economia brasileira. A prática diz respeito a qualquer atividade de produção que envolva algum tipo de derivado da agricultura ou da agropecuária. Ao longo deste artigo nós vamos explicar um pouco mais sobre o funcionamento, processos e quanto o agronegócio representa no PIB brasileiro.

Para investir no LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) é importante compreender a situação do setor no cenário atual do país, para assim conseguir tirar o melhor proveito dessa aplicação.

soja 1024x682 - Como funciona e quanto o agronegócio representa no PIB brasileiro 

Como funciona o agronegócio 

Ao contrário do que muitos pensam, o agronegócio não envolve apenas soja e bois, mas também uma série de tecnologias e processos biotecnológicos para, assim, ser possível alcançar os objetivos esperados pela indústria. Também estão envolvidos outros produtores e semelhantes, como:

  • Produtores de fertilizantes e inseticidas;
  • Produtores de sementes;
  • Bancos que fornecem crédito por meio de LCA;
  • Indústrias de veículos como tratores;
  • Veterinários
  • Laboratórios de vacinas;
  • Produtores de ração.

Aqueles que foram citados acima fazem parte da primeira camada do setor. Para compreender quanto o agronegócio representa no PIB brasileiro, primeiro é preciso entender todas as facetas que estão envolvidas.

OPINIÃO (por Juliano Custódio, CEO da EuQueroInvestir

Vocês sabem que eu sou um defensor da renda fixa, que eu acho que a maior parte dos investimentos de vocês deve estar na renda fixa. E essa notícia acima tem tudo a ver com os investimentos em renda fixa, porque o agronegócio é a força da nossa economia. Leia mais

O agronegócio foi muito bem nos últimos tempos motivado pela alta do dólar, porque a soja, que é o nosso grande produto de exportação, é cotada em dólar. Com certeza a gente vai começar a ver agora uma expansão ainda maior no agronegócio. E como é que esse negócio se expande? Se expande através de dívida. Vocês podem ajudar o agribussines brasileiro a se financiar, a financiara próxima lavoura.

De que jeito? Comprando Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), que a gente acredita que irão voltar a aparecer bastante na nossa plataforma. Se você comprar uma LCA, você tem a mesma garantia que a poupança tem. Ou seja, se o banco quebrar, se o emissor quebrar, não tem problema, porque você recebe o dinheiro de volta. E a vantagem da LCA é que ela não tem incidência de imposto de renda.

Apesar de ter caído um pouco a rentabilidade nos últimos tempos, a gente acredita que a partir de agora ela irá voltar a render. Vocês irão conseguir encontrar novamente uma LCA rendendo 97%, 98% do CDI para prazos mais longos e para prazos mais curtos, entre 94% e 96% do CDI. É um investimento muito interessante!

As etapas do agronegócio 

A primeira etapa é conhecida como etapa produtiva. É aquela que envolve a produção in natura e todos os insumos necessários para fazê-la acontecer. Depois, na segunda parte, novos integrantes são acrescidos ao processo. É aqui que os produtos são transformados. Envolve:

  • Frigoríficos;
  • Indústria de enlatados;
  • Indústria de laticínios;
  • Biocombustíveis;
  • Entre outros.

Hoje, os principais produtos do agronegócio brasileiro são a soja, café, laranja e cana.

IMG 3988 1024x683 - Como funciona e quanto o agronegócio representa no PIB brasileiro 

Quanto o agronegócio representa no PIB brasileiro 

Agora que você já sabe como funciona o processo, chegou a hora de saber quanto o agronegócio representa no PIB brasileiro.

No ano de 2017, a participação do setor no Produto Interno Bruto do Brasil foi a maior dos últimos 13 anos. A contribuição para a economia bateu incríveis 23,5%, quase um quarto de toda a produção nacional, segundo a Confederação Agropecuária e Pecuária do Brasil (CNA).

Sabendo quanto o agronegócio representa no PIB brasileiro e toda a contribuição, fica bastante claro que ainda vale a pena investir em LCA, as Letras de Crédito do Agronegócio.

Se interessou? Entre em contato com a Eu Quero Investir e agregue em sua carteira de investimentos!

Como?

Basta preencher formulário abaixo que um de nossos assessores de investimento entrará em contato com você.

E se já quiser descobrir o seu perfil de investidor, faça o teste aqui no site mesmo.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Tags

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close