Após semanas de rumores e tuítes foi confirmada a troca no Ministro da Saúde. Apesar disso, o mercado não reage de forma negativa à notícia.
A semana que começou com altas na Bolsa brasileira termina com um mercado mais animado com o possível relaxamento das quarentenas no Brasil e EUA.
O Ibovespa encerrou semana com alta de 1,68%, aos 78.990 pontos, acumulando expansão de 8,18% no mês de abril.
Além disso, notícias que uma empresa farmacêutica nos EUA tiveram sucesso com um remédio contra o COVID-19 fizeram as bolsas fechar em expressiva alta na semana. Um estudo sobre tratamento contra o novo coronavírus divulgado ontem à noite. A notícia animou os investidores. Hoje, os índices da bolsa dos Estados Unidos chegam a avançar mais de 2%.
Além disso, o Banco Mundial previu uma retração de 5% para o PIB do Brasil em 2020. Se confirmada a projeção do Banco Mundial, essa seria a maior recessão que o Brasil enfrentará em 120 anos.
Os dados do IBGE, mostram que não há registro de uma queda tão grande da atividade econômica desde 1901.
Hoje, uma importante votação ajudou a imaginar como deve ser o cenário da próxima semana. A PEC do ‘Orçamento de Guerra’ dá poderes de durante o período de pandemia, o governo consiga descumprir a chamada regra de ouro, que proíbe o endividamento para pagar as despesas correntes – os gastos da administração pública para manter seus serviços funcionando.
Além disso, a PEC da autorização para contratação de pessoas, realizar compras e fechar contratos de obras e serviços de maneira simplificada. Parte do texto, dava permissão ao Banco Central para comprar dívidas de empresas privadas durante a crise.Com a aprovação no Senado, o texto volta agora para câmara de deputados porque foram feitas alterações.
A sexta-feira trouxe um alívio para o mercado financeiro. Com isso, ações de empresas que têm sofrido durante a crise registram altas. Empresas aéreas, siderúrgicas e bancos tiveram valorização.
O ouro, um dos principais ativos de proteção, segue em queda. Isso é um sinal da volta de confiança do investidor, o metal disparou nas últimas semanas.
As expectativas para próxima semana
Governadores de todos os estados aguardam a aprovação de um socorro emergencial aos Estados e municípios para o enfrentamento da covid-19. A aprovação deve dar um fôlego para os estados conseguirem aumentar o combate ao coronavírus mas gera um embate com a equipe econômica do presidente Bolsonaro.
No cenário mundial são aguardados os próximos passos do plano em 3 fases para reabertura dos EUA. Além disso, empresas e indústrias do mundo inteiro devem retomar algumas atividades parcialmente. A Boeing, por exemplo, deve chamar 27 mil funcionários para retomada da produção de aeronaves nos Estados Unidos.
Na Europa, Alemanha, Dinamarca e Finlândia começam a afrouxar as políticas de isolamento. A Dinamarca decidiu por reabrir escolas e creches, Finlândia em levantar os bloqueios nas rodovias e a Alemanha flexibilizou o funcionamento de lojas.
No Brasil, na próxima semana já começa o pagamento de uma das parcelas do décimo terceiro para aposentados e pensionistas do INSS. A antecipação deve ajudar a movimentar a economia neste momento de crise e pandemia.
Além disso, na próxima semana serão divulgados mais detalhes do pacote de socorro de R$ 50 bilhões a setores afetados pela crise como: empresas de energia, aéreas, cadeia automotiva e varejo.





