Como ficar rico sem ter que trabalhar? Possível? Sim ou não?

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st
1

Foto: capa-ficar-rico

A riqueza está presente na maioria das mentes humanas, mesmo que inconscientemente. É fato afirmar que a maioria das pessoas já desejou em algum momento ficar rico, mas esse desejo muitas vezes vem acompanhado de uma triste percepção de que isso é impossível.

Essa frustração que a maioria das pessoas sente quando pensa a respeito da riqueza está ligada com programações mentais que foram adquiridas ao longo do tempo. A boa notícia é que elas podem ser quebradas e transformadas em mecanismos que levam à riqueza.

Quando uma pessoa está apta a ver o mundo diferente, consegue acreditar que a riqueza é possível sem ter que trabalhar do modo convencional em um ótimo emprego. Na verdade, essa é uma das barreiras que criamos em nosso subconsciente quando nos referimos à riqueza e acreditamos que para ficar rico é preciso fazer faculdade de medicina e trabalhar insanamente.

Mas essa não é a única verdade, é possível ficar rico sem ter que trabalhar! Ou melhor, você pode deixar que o dinheiro trabalhe para você. Ficou curioso? Então continue lendo e confira algumas dicas de como ficar financeiramente bem sem ter que trabalhar:

Trabalho certo

A primeira coisa que você precisa entender sobre como ficar bem financeiramente é que até mesmo os ricos trabalham, mas com um diferencial, eles trabalham da maneira certa. O que é trabalhar da maneira certa? Simples, é administrar seu dinheiro, patrimônio e saber investir. Dessa forma, você consegue fazer com que o dinheiro trabalhe para você, mas você ainda terá que cuidar de suas finanças quando for rico.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Investimentos

As pessoas mais ricas do mundo possuem grande parte de sua riqueza investida em diversos tipos de investimentos por uma razão bastante simples: quanto mais dinheiro e mais tempo tem um investimento, mais ele irá render. Sendo assim, é possível afirmar que o investimento funciona como se fosse um emprego para o seu dinheiro, onde ele trabalhará para você.

Aqui no Brasil há diversos tipos de investimentos que são acessíveis para qualquer pessoa que queira aprender como ficar bem financeiramente. Podemos destacar os investimentos de renda fixa: poupança, CDBs, Tesouro Direto, LCIs, LCAs, CRAs, CRIs, debêntures, ouro, dólar, fundos de ações e consórcios. Além disso, é possível investir em renda variável no Brasil, com destaque para a bolsa de valores brasileira, a IBOVESPA.

Embora todos esses investimentos pareçam difíceis de entender, atualmente existem diversos cursos na internet a respeito desses investimentos. Se você pensou que é preciso ter um capital alto para investir, está enganado, pois alguns desses investimentos requer um valor pequeno para começar a investir, como é o caso do Tesouro Direto que permite investimentos a partir de R$ 30,00.

Renda passiva

Essa é a maneira mais simples de ilustrar como uma pessoa pode ficar rica sem ter que trabalhar. A renda passiva é uma renda onde não há nenhum tipo de trabalho. Por exemplo, um empreendedor de sucesso que tem como fonte de renda uma empresa não desfruta de uma renda passiva, pois sua renda é considerada ativa. Contudo, um proprietário de uma casa de aluguel pode afirmar que sua renda é passiva, pois ele não precisa fazer nada para ganhar seu dinheiro.

Agora que você já sabe a diferença entre renda ativa e passiva, aposto que ficou mais fácil de acreditar que é possível ficar rico sem ter que trabalhar. No caso da renda passiva, há inúmeras oportunidades, mas a maioria delas exige algum investimento.

O aluguel de imóveis é a opção mais lembrada quando se trata de renda passiva, mas não é a única. É possível locar diversas coisas hoje em dia, até mesmo um carro. Além disso, há também os fundos imobiliários que permitem que o investidor receba um aluguel de um imóvel que nem mesmo comprou.

As opções são infinitas, é possível ficar rico com a escrita de um livro, música, entre outros materiais que você poderá receber royalties. Para isso você só precisará investir em conhecimento e trabalhar certo.

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.