Como ficam os bancos e serviços essenciais durante a quarentena?

Victor Fermino da Silva
null
1

Crédito: Imagem/Reprodução/Sintec

O atendimento bancário continuará garantido a todos durante a quarentena, informou a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) em nota publicada na quinta-feira (19). A prioridade é dada a públicos mais vulneráveis, como aposentados e pensionistas.

A orientação de manter os serviços bancários funcionando veio do Banco Central, mas é importante ressaltar que algumas agências terão o funcionamento suspenso, e que os horários de atendimentos serão alterados. De acordo com a nota da FEBRABAN, os clientes serão informados pelos canais de comunicação de cada banco. Essa é mais uma em uma série de medidas que os bancos estão tomando em tempos de crise.

Recomenda-se na quarentena que os usuários evitem se deslocar para as agências, exceto quando devidamente necessário. A preferência é que se use produtos e serviços online, pelo celular e internet. Através desses canais é possível pagar as contas, consultar saldos e fazer transferências.

Ainda segundo a nota, as redes de autoatendimento continuam funcionando. De acordo com o órgão, os terminais estão passando por um processo de higienização intensificada, já que o COVID-19 resiste por um bom tempo quando em superfícies metálicas. De toda forma, durante a quarentena, é importante tomar cuidado, pois nunca se sabe quem espirrou nos botões do caixa eletrônico antes de você.

Outros serviços na quarentena

No mesmo dia da nota da FEBRABAN, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) também se manifestou sobre o que deve ser feito durante as medidas de controle da pandemia: para o órgão, é de suma importância que serviços essenciais não sejam cortados durante a quarentena. Abastecimento e fornecimento de água, energia elétrica, gás, telecomunicações e transportes não podem ser interrompidos para garantir a segurança, segundo o Idec.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

“Solicitamos às grandes empresas e às autoridades nacionais, que sejam tomadas medidas urgentes para impedir que parte substancial da população seja privada da utilização de serviços essenciais no período mais agudo da crise, que significa manter serviços que são fundamentais a sobrevivência dos brasileiros”, ressalta a diretora executiva do Idec, Teresa Liporace.

O Idec afirma que os próximos meses serão economicamente desafiadores, e que muitos consumidores não vão conseguir arcar com contas de consumo contínuo. Por isso mesmo é importante manter o acesso a serviços de água e esgoto, a energia elétrica e a gás. Tudo para que se mantenha um nível sustentável e saudável da qualidade de vida das pessoas.