Ações

Como Faço Para Comprar Ações para Complementar Meus Investimentos

Confira a resposta para um dos grandes questionamentos de investidores iniciantes.

Avalie este artigo!

Se você chegou até este artigo por estar se perguntando “como faço para comprar ações?”, saiba que este já um grande passo rumo ao sucesso financeiro! O segredo para investir da melhor maneira é manter sempre uma carteira de aplicações diversificada, ou seja, com uma gama de produtos financeiros diferentes.

Muitas pessoas que aplicam seu dinheiro em investimentos da renda fixa acabam buscando as ações quando já se sentem confortáveis e tranquilas para arriscar um pouco mais. Tudo isso dependerá do seu tipo de perfil, algo que só é possível de ser descoberto quando um teste de perfil de investidor é aplicado. Se esse é o seu caso, saiba que você está no melhor caminho possível!

Afinal, como faço para comprar ações?

As ações da bolsa de valores são como a menor parte existente do capital social de uma empresa. Quando você adquire uma, significa que tem uma participação nesse determinado empreendimento, passando a ser conhecido como um sócio.

“Como faço para comprar esses pequenos pedaços?”. Você pode adquirir ações de duas maneiras, a primeira é a partir de um fundo de ações, a outra é direto com a bolsa de valores, o órgão responsável pela administração desse tipo de transação

Comprando na bolsa de valores

No Brasil, a única bolsa que faz esse tipo de comercialização é BM&F Bovespa. Diferentemente do que a maioria da população imagina, não é possível adquirir ações diretamente com as empresas. É preciso contar com uma espécie de mediador entre você, o comprador, e a bolsa de valores.

Esse mediador é conhecido como corretora de valores, e existem várias espalhadas pelo país. Você dá a palavra de ordem, ou seja, é você quem diz para a corretora que quer comprar uma determinada quantidade de ações daquela empresa. A corretora, por sua vez, insere essa informação no sistema da bolsa

Hoje também não existe mais aquele clássico esquema estressante de telefonemas e pessoas gritando para comprar e vender esses pequenos pedaços de uma empresa. Nos dias de hoje, tudo acontece por intermédio de uma plataforma de computador, conhecida como Home Broker.

Agora você não precisa mais se perguntar “como faço para comprar ações”! Gostou do assunto e quer se dedicar mais a este tipo de investimento? Entre em contato com a Eu Quero Investir, uma assessoria especializada ligada à XP Investimentos.

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.

É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585
Instagram: filipe_st

Artigos Relacionados

Close