Como escolher ações de longo prazo para comprar na Bolsa de Valores

Késia Rodrigues
Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por tecnologia, investimentos e viagens.
1

Crédito: Banco de imagens Pixabay/Nattanan Kanchanaprat.

Em tempos de juros baixos, saber como escolher ações de longo prazo pode fazer toda a diferença em seus investimentos.

A recente queda da taxa básica de juros (Selic) tem feito com que os investidores brasileiros precisem mudar a sua estratégia de investimentos.

Isso porque, em um cenário de juros baixos, o rendimento da maioria das aplicações de renda fixa é prejudicado, o que força as pessoas a buscarem opções com melhores rendimentos.

Uma dessas alternativas é investir em ações na Bolsa de Valores.

Saber como escolher ações de longo prazo para comprar na Bolsa de Valores é muito importante, mas não é algo que se aprende da noite para o dia.

Existem teorias sobre o assunto, além de uma série de técnicas de análise que podem ajudar o investidor a entender o mercado e as empresas que estão nele.

Hoje, com um cenário econômico mundial bastante volátil, algumas oportunidades permitem ganhar dinheiro com ações no curto prazo, contudo, também há o risco de perder tudo.

Por isso, a estratégia de se investir em ações com foco no longo prazo tem se tornado muito popular.

Alguns grandes investidores, como Warren Buffet, utilizam essa estratégia e nos mostram que ela efetivamente funciona.

Por isso, ao longo deste artigo, falaremos um pouco mais sobre como escolher ações de longo prazo para comprar na Bolsa de valores e o que você deve considerar antes de fazer esse tipo de investimento.

Investimento em ações: por onde começar?

Pode ser que você tenha “caído de paraquedas” neste artigo após fazer alguma pesquisa sobre o mercado de ações. Por isso, vamos contextualizar o assunto com uma breve explicação sobre os investimentos em ações.

As ações são o principal tipo de investimento do mercado conhecido como “renda variável”.

Diferentemente dos investimentos chamados de renda fixa, em que o seu dinheiro cresce progressivamente e quase sem riscos, na renda variável é tudo diferente.

Como o próprio nome deixa a entender, quem investe em renda variável vê o seu dinheiro oscilar, para mais ou para menos, no curto, no médio e no longo prazo.

Entretanto, essa oscilação diminui na medida em que o tempo passa.

No pequeno espaço de uma hora, uma ação pode sofrer uma valorização de 100% ou mais, contudo, também pode chegar a zero em um piscar de olhos.

Existem pessoas, por exemplo, que fazem dinheiro por meio dessas oscilações. Esses são os chamados day traders.

A maioria das pessoas que adotam alguma estratégia de trade ganha dinheiro em função das especulações do mercado.

Ou seja, se há algum indício que o preço de um determinado papel irá subir, eles o compram e vendem assim que atingem um determinado valor, acima do preço de compra.

No entanto, essa especulação pode fazer com que o preço de um papel caia e, assim, o trader pode acabar perdendo dinheiro em determinados momentos.

Mas hoje estamos aqui para falar sobre como escolher ações de longo prazo, uma estratégia totalmente diferente do trade.

Investir em ações com foco no longo prazo requer uma dedicação maior do investidor, que precisará estudar o mercado mais a fundo para identificar o momento ideal para a compra.

Essa estratégia, também conhecida como “buy and hold”, é muito utilizada por grandes investidores, entre os quais podemos destacar o bilionário Warren Buffett.

Se você ainda não conhece a história desse que é considerado o maior investidor de todos os tempos, recomendamos que você separe alguns minutos e assista ao vídeo a seguir:

Seja um investidor inteligente

Um dos principais livros já escritos para quem deseja adotar uma estratégia de investimentos de longo prazo em ações se chama “O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham.

Apesar de ter sido escrito ainda em 1949, esse livro traz lições que são importantes até os tempos atuais.

Se você conhece a história de Warren Buffett, deve saber que esse foi o livro que mudou totalmente a sua história e o fez chegar onde chegou.

Em “O Investidor Inteligente”, Graham demonstra como obter resultados sólidos ao se investir na Bolsa de Valores no longo prazo.

Essa estratégia ficou conhecida como “buy and hold”, que em tradução livre significa “comprar e manter”.

Ou seja, Graham nos mostra que é possível ganhar muito dinheiro com ações no longo prazo, mas, para isso, o investidor precisa manter consigo ações de boas empresas.

Para Graham, o investidor deve adquirir papéis de empresas quando eles estiverem abaixo do seu valor intrínseco e vendê-los quando estiverem acima desse valor.

Mas o que é valor intrínseco?

Essa é a principal dúvida de quem tem contato com essa teoria em um primeiro momento, mas não se preocupe, pois você irá entender o que é.

Valor intrínseco é, em suma, o verdadeiro valor de uma empresa com base em uma avaliação realista do negócio.

Em sua teoria, Graham prioriza o chamado Value Investing (ou “investimento em valor”, em tradução livre).

Isso é, as pessoas devem investir em uma empresa em que acreditam e não pelo simples fato de que ela está em alta no mercado de ações.

Por exemplo: as ações de uma companhia de petróleo que acaba de descobrir uma nova jazida para ser explorada podem subir após o anúncio da descoberta.

Isso acontece em função do potencial aumento dos lucros dessa empresa, uma vez que sua produção irá aumentar.

No entanto, quem adquirir as ações após esse aumento de preços, poderá perder a chance de lucrar com esse evento.

Nem sempre é fácil determinar o valor intrínseco de uma empresa. É por isso que Graham e a maioria dos grandes investidores priorizam a análise fundamentalista em sua tomada de decisão.

Essa análise consiste em avaliar os indicadores econômicos de uma empresa como um todo e não apenas a variação do preço de suas ações.

Dessa forma, com base na situação atual da companhia, o investidor terá a possibilidade de determinar qual é o seu valor intrínseco e, portanto, poderá esperar o melhor momento para adquirir as suas ações.

Comprar ações de uma empresa perto do seu valor intrínseco é uma oportunidade rara no mercado.

Por isso é importante que os investidores de longo prazo estejam sempre atentos às notícias e ao que acontece no mundo.

Geralmente, os papéis de uma companhia chegam próximos ao seu valor intrínseco após alguma crise ou problema enfrentado por ela.

Conhecer bem a empresa também é fundamental para saber se ela terá chances de se recuperar com o tempo e, assim, permitir que você lucre com ações de longo prazo.

Como escolher ações de longo prazo

Ações de longo prazo: como comprar

A volatilidade é uma das principais características do mercado de ações.

É por isso que os investimentos em Bolsa de Valores são recomendados para pessoas que possuam um perfil de investidor mais agressivo e, portanto, mais resiliente em relação ao risco.

Quando a análise de um determinado investimento é bem-feita, os riscos atrelados a ele podem diminuir bastante. Mas, em se tratando de Bolsa de Valores, não há que se falar em certeza.

As ideias de Graham nos mostram o quanto é importante não se pautar pelas flutuações do mercado, principalmente no curto prazo.

Aos 11 anos de idade, Warren Buffett aprendeu uma valiosa lição após vender as ações que tinha comprado junto à sua irmã por US$ 40,00, após elas sofrerem uma forte queda.

Na ocasião, as ações que ele vendeu se valorizaram muito mais após algum tempo, atingindo os US$ 200,00.

O otimismo ou o pessimismo exagerado do mercado acerca de uma empresa pode fazer, no curto prazo, com que o preço de seus papéis oscile bastante.

No entanto, quem adota uma estratégia de investimento de longo prazo não se deve deixar influenciar por esses movimentos.

Assim, ao escolher uma empresa para investir, faça análises, observe o seu comportamento no mercado, verifique se os seus valores estão de acordo com os da empresa e, principalmente, não se deixe influenciar pelo que os outros dizem sobre ela.

O value investing, que citamos anteriormente, se baseia em investir nas empresas pelo valor que elas têm para o investidor.

Warren Buffett tem ações da Coca-Cola, não porque essa é uma das maiores marcas de refrigerantes do mundo, mas porque ele acredita no seu produto. Tanto que o consome quase que diariamente.

Por isso, quando você pensar em adquirir ações para investir no longo prazo, utilize as suas análises para escolher empresas que tenham um bom potencial de crescimento para o futuro.

Além disso, tente sempre adquirir essas ações quando estiverem abaixo do seu valor intrínseco, que normalmente é quando todos estão vendendo.

Dessa forma, você verá que todo esse esforço pode trazer grandes recompensas no futuro.

O que esperar do mercado de ações em 2019?

O ano de 2019 tem sido bom para quem deseja investir em ações até o momento.

Há um otimismo no mercado desde que o novo governo anunciou uma série de reformas econômicas, o que contribuiu para que a Bolsa de Valores brasileira ultrapassasse os 100 mil pontos.

Após anos de recessão, a economia do país está finalmente voltando a crescer, no entanto, como o país ainda atravessa uma crise, o mercado tem se mostrado bastante volátil.

Algumas empresas conseguiram fechar o ano de 2018 acumulando altas superiores a 100% na Bolsa de Valores, como foi o caso da Magazine Luiza, da Cemig, da B2W e da Suzano.

Já em 2019, até o momento, nenhuma dessas empresas conseguiu chegar a esse patamar.

A B2W, por exemplo, acumula uma forte queda, principalmente após a entrada de uma grande concorrente em seu mercado, o que também afetou uma série de outras companhias do ramo de comércio eletrônico.

O Ibovespa, principal índice da B3, continua se mantendo acima dos 100 mil pontos, apesar de algumas quedas ao longo do caminho.

Os principais analistas do mercado ainda estimam que ele pode atingir os 124 mil pontos até o fim deste ano e 140 mil pontos até o final de 2020.

O mercado está confiante em uma forte recuperação da economia e isso é importante para quem deseja investir com foco no longo prazo.

Caso essas expectativas se concretizem, as ações das empresas listadas na Bolsa de Valores tendem a subir bastante nos próximos anos.

Por isso, o ano de 2019 se mostra bastante propício para quem deseja começar a investir em ações.

Considerações finais

Ao longo deste artigo você viu como escolher ações de longo prazo para comprar na Bolsa de Valores.

Mas, muito além disso, aprendeu quais são as estratégias de investimentos utilizadas pelos maiores investidores do planeta, como o value investing e o buy and hold.

Se você já investe em ações, mas não sabe se efetivamente está no caminho certo, temos uma ótima notícia.

A EQI Investimentos, um dos maiores agentes autônomos de investimentos do Brasil, oferece gratuitamente o serviço de assessoria de investimentos.

Ao preencher o formulário que está no final desta página, você receberá o contato de um dos nossos assessores, que irá realizar um diagnóstico de suas atuais aplicações.

Com base nisso, o assessor poderá te ajudar a montar uma carteira de investimentos mais adequada aos seus objetivos e ao seu perfil de investidor.

Então, não perca essa oportunidade, pois o momento ideal para se investir em uma empresa pode ser agora.

Compartilhe esse conteúdo com as pessoas que se interessam por investimentos para que elas também possam aproveitar essa oportunidade.

Até a próxima e bons investimentos!

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.