Como ensinar finanças pessoais às crianças? Aprenda com Warren Buffett

Carla Carvalho
Graduada em Ciências Contábeis pela UFRGS, pós-graduada em Finanças pela UNISINOS/RS. Experiência de 17 anos no mercado financeiro, produtora de conteúdo de finanças e economia.

Crédito: Divulgação

Neste Dia da Criança, que tal curtir um programa em família e, ao mesmo tempo, ensinar finanças pessoais aos filhos?

Uma ótima dica é a série animada Clube Secreto dos Milionários (no original, Secret Millionaires Club), disponível no Youtube. A série apresenta o megainvestidor Warren Buffett como mentor para um grupo de crianças, orientando-as em diversas situações do dia a dia relacionadas a negócios e finanças.

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

A seguir, saiba mais sobre os ensinamentos da série e conheça algumas dicas de Buffett sobre o que é preciso para ter sucesso desde cedo nos negócios.

Como ensinar finanças pessoais aos filhos: The Secret Millionaires Club

A série mostra como Buffett, o mentor secreto, orienta Radley, Elena, David, Lisa e seu robô Starty frente a várias situações práticas envolvendo finanças.

Ao todo, são vinte e seis episódios que mostram diferentes contextos, relacionados a situações que exigem estratégias das crianças. Por exemplo, como elas podem ajudar determinado comerciante da região que tem dificuldades com os clientes? De que maneira conseguir dinheiro para comprar o que desejam? E assim por diante.

Mas os ensinamentos de Buffett às crianças não se resumem a orientações sobre questões financeiras. Além disso, a séria aborda valores familiares e éticos, e a importância da responsabilidade sobre os próprios atos. À medida que assimilam esses valores, as crianças tornam-se responsáveis e entendem o quanto é importante investirem em si mesmas.

O episódio abaixo fala sobre o trabalho em equipe:

Dicas de Warren Buffet para ter sucesso nos negócios desde cedo

Inspirado na série Clube Secreto dos Milionários, foi lançado em 2015 o livro How To Start Your Very First Business (ou “Como começar seu próprio negócio”). A obra complementa a iniciativa de Buffett no sentido de orientar crianças e jovens empreendedores a terem sucesso em suas finanças.

A seguir, confira algumas das dicas do livro:

Comece aos poucos, como um iniciante

Mesmo que a sua ideia seja grande, comece pequeno se não tiver todos os recursos necessários. Um negócio pequeno é um excelente laboratório, que pode preparar para voos mais altos e ousados.

Se não dá para iniciar com um restaurante, uma alternativa pode ser cozinhar em casa e montar uma tele-entrega, por exemplo.

Tente antecipar as necessidades de seus clientes

Se você quer ter sucesso nos negócios, ouça sempre o que os clientes têm a dizer.

No livro, Buffett dá um exemplo muito comum que ocorre em países frios. Nesse sentido, quem trabalha limpando a neve das ruas, deve estar sempre de olho na previsão do tempo. Dessa forma, quando chegarem as nevascas, o serviço já estará agendado.

Não se desespere se não souber tudo sobre o seu negócio

Desde que, é claro, você tenha foco e disciplina para buscar informações e aprender. Por isso, busque informações, pergunte, assista aulas, mantenha-se atualizado sempre. Nas palavras de Buffett, “quanto mais você aprende, mais você ganha.”

Abra o jogo e diga sempre o que você precisa

Poucas pessoas conseguem abrir um negócio sem precisar de ninguém. Diferentemente do que muitos pensam, precisar de auxílio – seja material ou um simples aconselhamento – não é nenhum demérito. Ao contrário, quando você encontra alguém que pode ajudar, precisará convencer essa pessoa a fazê-lo. Esse já é um bom teste para a sua capacidade de negociação.

Todos podem cair; o real fracasso é não saber levantar

Mesmo quem não é empreendedor sabe que não é nada fácil começar um negócio. Por isso, é muito importante estar preparado para momentos menos favoráveis. Nem todas as ideias ou estratégias darão certo. Quando uma falha acontecer, é preciso ter a tranquilidade de reprogramar.

Seja sempre honesto

É preciso ser sempre muito claro em relação ao que se pode entregar ao cliente. Isso porque falsas promessas rapidamente comprometem a reputação e levam o negócio ao descrédito.

Por isso, seja sempre honesto com os clientes e, se falhar, trate de reparar rapidamente o seu erro.

Veja como é fácil ensinar finanças pessoais aos filhos de forma lúdica e divertida. Para mais dicas sobre educação financeira, dê uma olhada no link abaixo!

 

Money Week 5ª Edição

5 Dias de Evento | 70 Autoridades do Mercado Financeiro | 20 Horas de Conteúdo