Na última quinta-feira (07), o presidente da Comissão Nacional Democrata, Tom Perez, declarou que o caucus realizado no caucus de Iowa no último final de semana precisa de uma auditoria. O eventou enfrentou problemas de atraso na publicação do resultado da primeira disputa do partido Democrata pela indicação presidencial de 2020. A primária, inclusive causou um clima de incerteza entre os democratas com a vitória de Buttigieg.
Mas, o líder do Partido Democrata de Iowa afirmou que concordaria apenas fazer se a equipe de um dos pré-candidatos pedisse uma auditoria.
“Basta!. Tendo em vista os problemas que surgiram na implementação do plano de seleção de delegados e para garantir a confiança do público nos resultados, apelo ao Partido Democrata de Iowa para que inicie imediatamente uma nova apuração” escreveu Perez em sua conta no Twitter.
Guia definitivo sobre Renda Variável e os Melhores Investimentos para 2021
Nenhum vencedor foi declarado quatro dias depois do caucus. O processo conturbado prejudicou os esforços dos democratas em encontrar um candidato desafiante ao presidente republicano, Donald Trump, para a eleição de novembro.
O presidente do Partido Democrata de Iowa, Troy Price, declarou que o partido local não planeja iniciar uma auditoria imediata.
“Devemos isso aos milhares de voluntários e representantes democratas do caucus de Iowa que continuam focados em coletar e revisar os resultados recebidos”, escreveu Price em seu Twiiter.
“Se qualquer campanha presidencial, em conformidade com o Plano de Seleção de Delegados de Iowa, solicitar uma nova revisão, o Partido Democrata de Iowa estará preparado.”
Segundo as regras do partido, uma recontagem envolveria uma auditoria manual do caucus para recontar as planilhas e formulários enviados por telefone e um novo aplicativo móvel na noite do caucus.
Com 97% das sessões apurados, Pete Buttigieg, de 38 anos, ex-prefeito de South Bend, Indiana, tinha 26,2% dos delegados estaduais e o senador dos EUA Bernie Sanders, de Vermont, 26,1%, de acordo com a diretório estadual do partido.
Buttigieg, à frente nos delegados que serão usados para determinar um vencedor, reivindicou a vitória na disputa, assim como Sanders, que tem uma ligeira vantagem no equivalente ao voto popular de Iowa, que não será usado para determinar um vencedor.