Comércio tem queda de 5,1% em março, aponta estudo da Boa Vista

Rebeca Torres
null

Crédito: HeidiFin / Unsplash

Por causa da pandemia do novo coronavírus a movimentação do comércio durante o mês de março deste ano teve uma queda de 5,1%. É o que aponta estudo realizado pela empresa de análise Boa Vista.

O setor que sofreu mais impacto foi o de móveis e eletrodomésticos, que caiu 13,5%.

Na avaliação acumulada durante os 12 meses, porém, o indicador apresentou alta de 0,9%. No primeiro trimestre, a taxa registrou queda de 0,1% ante o mesmo trimestre do ano passado.

Já em relação ao mesmo mês de 2019, o varejo apontou uma diminuição de 2,2%.

Após ter iniciado o ano em alta, no mês de março o indicador caiu pelo segundo mês seguido.

O relatório lembra que o recuo é reflexo de um mercado de trabalho bastante fragilizado. Houve fraco crescimento da renda, fatores que se agravaram ainda mais devido ao cenário da pandemia do novo coronavírus.

Graças às adversidades causadas pela chegada do vírus e a imposição do isolamento social, é de se esperar uma piora na oferta de emprego, bem como no nível de consumo em 2020.

O cenário ode piorar com a desaceleração da atividade econômica e do fechamento do comércio para os próximos meses.

Análise por setores

Móveis e Eletrodomésticos

Na análise mensal, o segmento de móveis e eletrodomésticos apresentou queda de 13,5% em março, após já ter registrado contração de 3,8% no mês anterior, descontados os efeitos sazonais.

Já nos dados sem ajustes sazonais o segmento foi de vez para o campo negativo, com recuo de 1,5% no acumulado dos 12 meses.

Supermercados, alimentos e bebidas

Os setor de supermercados, alimentos e bebidas foi o único que não teve perdas significativas. Caiu apenas 0,1% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajustes, a variação acumulada nos 12 meses foi de 1,5% em relação ao ano anterior.

Tecidos, vestuários e calçados

Tecidos, vestuários e xalçados” recuou 1,1% no mês, isentando os efeitos sazonais. Tanto é que nos dados acumulados dos últimos 12 meses houve alta de 7,3%.

Combustíveis e Lubrificantes

Por fim, o segmento de combustíveis e lubrificantes apresentou uma contração de 6,7% em março considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste a variação acumulada foi de -0,6%.

Metodologia usada na pesquisa

O indicador Movimento do Comércio foi elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista.

As séries passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

LEIA MAIS

https://www.euqueroinvestir.com/comercio-mundial-pode-cair-de-15-a-25-diz-ipea/

https://www.euqueroinvestir.com/cnc-dividas-familias-abril/