Comece o ano entendendo a diferença entre poupar e investir

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Pixabay

Você é um poupador ou investidor? Vejo algumas pessoas usando as palavras poupar e investir como se tivessem o mesmo significado. Há uma diferença enorme entre uma palavra e outra. Para que você possa entender a diferença e maximizar seus investimentos, vamos diferenciar uma da outra. Nessa matéria, você saberá a distinção entre poupar e investir.

O que significa poupar?

Poupar é a mesma coisa que guardar, economizar.

O que é investir?

Investir é aplicar o dinheiro economizado, gerando  sua multiplicação. A pessoa que tem o hábito de  investir de forma correta, ganha bem mais do que a inflação do período. Nesse caso, o investidor está colocando o dinheiro para trabalhar em seu benefício.

A maioria das pessoas pensa que só podemos ganhar mais dinheiro através do trabalho. E é exatamente isso o que a maioria faz. Há um grande problema nisso: se você quer mais dinheiro, tem que trabalhar mais. Entretanto há um limite para a quantidade de horas por dia para trabalhar, sem mencionar o fato que ter um monte de dinheiro não é divertido se não tiver tempo livre para aproveitá-lo. Como não é possível criar uma cópia de si mesmo para aumentar seu tempo de trabalho, você precisa enviar uma extensão de si mesmo – seu dinheiro – para trabalhar. Dessa forma, enquanto você estiver trabalhando, viajando, dormindo ou se divertindo, também está ganhando dinheiro. Colocar o dinheiro para trabalhar em seu benefício, vai potencializar seus ganhos independentemente de receber um aumento, trabalhar mais horas ou procurar por um emprego com melhor salário.

Qual o maior benefício do investimento?

O investimento gera uma renda passiva, você está colocando o dinheiro para trabalhar a seu beneficioHoje em dia, as pessoas estão sempre em busca do dinheiro, ao virar um investidor, o dinheiro, fatalmente, virá ao seu encontro.

Entenda o conceito de poupança:

Poupar está relacionado com a capacidade que a  população tem de guardar algum dinheiro num determinado período de tempo.

As pessoas tem o hábito da poupança?

Pesquisa divulgada em 26/09/2019 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 67% dos consumidores brasileiros não conseguem guardar nenhuma parte de seus rendimentos mensais.

Como se aprende a poupar?

Para aprendermos a poupar, é de fundamental importância disciplinarmos nossos hábitos de consumo. A disciplina nos levará a agir de forma mais racional e menos impulsiva. Não devemos esquecer que o hábito de poupar deve ser exercitado e  praticado todo dia. O dinheiro não pode e não deve ficar dormindo em berço esplêndido em uma gaveta. A eficácia do investimento é que fará a pessoa gerar renda passiva sempre.

Como faço para me tornar um bom investidor?

Para ser um bom investidor, você precisa ter em mente três perguntas sempre:

a) Por quanto tempo eu posso deixar meu dinheiro investido?

b) Qual a taxa de retorno que eu desejo obter?

c) Quais riscos estou disposto a correr para fazer o meu dinheiro render mais?

Essas três perguntas vão ajudá-lo a conhecer o seu perfil de investimento e a fazer a melhor escolha.