Com juros baixos e descontos, vale a pena pagar IPVA e IPTU à vista

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Imagem de Steve Buissinne por PixaBay

Descontos são sempre bons, certo? Ainda mais no início do ano, quando chegam as contas como IPTU e IPVA. Você sabia que é possível conseguir descontos nos impostos se o pagamento for realizado à vista? Tanto do IPVA quando do IPTU. Os descontos são possíveis devido aos governos municipais e estaduais conseguirem dar a quem paga esses impostos de uma só vez, à vista.

No estado de São Paulo, a partir de quinta-feira (9) começou o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Para os veículos que tem placa com final de número 1. Para quem conseguiu iniciar 2020 com um dinheiro a mais, o recomendado por consultores em reportagem a Uol é de realizar o pagamento à vista.

Cada Estado possui uma porcentagem de desconto, que precisa ser consultada. Para São Paulo, por exemplo é de 3% para o pagamento à vista do IPVA.  Pode parecer pouco, mas esses 3% acabam ajudando o bolso, afinal uma economia é sempre bem-vinda. 

Realize o teste e descubra investimentos perfeitos para seus objetivos

O planejador financeiro, Caio Torralvo, da Planejar em entrevista ao Uol comentou a situação e comparou a atual taxa dos juros: “Agora com as taxas de juros tão baixas, realmente essa conta ficou muito favorável para quem tem a possibilidade de pagar à vista, porque estamos falando de uma taxa de juros de 4,5% no ano. Na melhor das hipóteses, se você investir, vai ter que deixar o dinheiro um ano inteiro parado para ganhar 4,5%. E sobra menos do que 4,5%, por causa do Imposto de Renda”.

Parcelamento

Se no seu caso, não há como realizar o pagamento à vista para conseguir os descontos, não tem problema! Mas fique atento quanto as datas do parcelamento desses impostos. Pois, se passar da data é cobrado juros que podem encarecer ainda mais o total do imposto. A dica é anotar, colocar lembretes desde papel ao celular para não se esquecer.