Cogna (COGN3) apresentou resultados fracos do 3TRI20, diz BB Investimentos

Felipe Alves
Jornalista com experiência em reportagem e edição em política, economia, geral e cultura, com passagens pelos principais veículos impressos e online de Santa Catarina: Diário Catarinense, jornal Notícias do Dia (Grupo ND) e Grupo RBS (NSC).
1

Crédito: Divulgação

Ainda bastante impactada pela pandemia, a Cogna (COGN3) trouxe números fracos no balanço do terceiro trimestre de 2020. Esta é a avaliação de análise publicada pelo BB Investimentos.

Houve um impacto grande no ensino superior presencial, ou seja, na Kroton. E ainda que as outras unidades de negócio tenham tido performance positiva em alguns indicadores, os resultados não foram suficientes para compensar o impacto negativo da queda de 31,5% a/a na receita da Kroton e um Ebitda recorrente 70,2% menor a/a, avalia o BB Investimentos.

Em 2020, as ações da Cogna acumulam uma queda de cerca de 60% em seu valor de mercado.

Confira os melhores momentos da Money Week

Confira como foram os resultados da Cogna no terceiro trimestre.

Captação de alunos não foi tão afetada

Para o BB Investimentos, apesar da pandemia, a queda na captação total de alunos no ensino superior da Cogna foi de apenas 1,8% a/a.

As novas matrículas em cursos no ensino digital e digital premium (modelo híbrido) quase neutralizaram a queda de mais de 60% de matrículas no presencial.

No ensino básico, as receitas do negócio de subscrição da Vasta (ACV – Annual Contract Value) para 2021 devem atingir R$ 835 milhões. Ou seja, crescimento de 21% em relação ao ACV efetivo de 2020 da Cogna.

O ACV é a receita estimada a partir dos contratos que a empresa já fechou com as escolas parceiras para o próximo ano letivo.

Na Vasta, apesar do aumento de escolas parceiras, o total de alunos apresentou queda de 4,6% em relação ao 3T19, consequência dos efeitos da pandemia, que já havia impactado o 2T20. Como o ciclo comercial da Vasta vai do último trimestre de um ano até o 3T do ano seguinte, durante o ano letivo as escolas só ajustam seus pedidos de acordo com o número efetivo de alunos matriculados.

As perspectivas para o crescimento da Vasta continuam positivas, com previsão de futuras aquisições, conforme já anunciado em sua abertura de capital.

Recomendação neutra para Cogna

Em julho, quando surgiram as notícias sobre a abertura de capital da Vasta, na Nasdaq, os papéis de Cogna tiveram forte valorização.

Mas a euforia que não se sustentou após a estreia da subsidiária na bolsa americana, quando as ações passaram a negociar em queda.

Em 14 de dezembro, acontecerá o Cogna Day, quando a administração divulgará mais detalhes sobre o projeto de reestruturação da Kroton, que está em andamento, e que impactará os resultados dos próximos trimestres da companhia, embora ainda se tenha pouca visibilidade da magnitude desses impactos.

“Diante do exposto, e adotando cautela, decidimos manter nossa recomendação neutra, apesar do elevado potencial de valorização ao nosso preço-alvo, que está condicionado à entrega de melhores resultados ao longo de 2021”, diz o BB Investimentos. O preço-alvo é de R$ 7.

 

Para participar da nova edição da Money Week, de 23 a 27 de novembro, inscreva-se

Se você quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir, preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato.