Cinco coisas que você deveria saber ao minerar Bitcoin

Angélica Weise
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Mineração

Como funciona a mineração de Bitcoin?

A mineração de Bitcoin foi pensada por Satoshi Nakamoto, o criador da criptomoeda e é o procedimento mais importante de toda a rede Bitcoin.

A mineração dos Bitcoins é realizada pelos mineradores, que podem ser do mundo inteiro, e isso mantém a rede descentralizada, contratando seu hardware e eletricidade para participar do sistema.

Bitcoin e mineração

Novos Bitcoins são criados a partir de um processo conhecido como mineração. Mineração é um termo usado para descrever o processo de validação de transações que aguardam inclusão na tecnologia blockchain.

Só que o número total de Bitcoin é limitado: são 21 milhões.  Até hoje, 80% dessa quantidade (cerca de 17 milhões) já está em circulação, e especula-se que até 2140 todo Bitcoin esteja minerado.

A cada dez minutos, em média, um novo bloco é minerado. Esses computadores são potentes e equipados com um hardware especial e conectados em rede.

Logo, os mineradores de maior sucesso são recompensados ​​com novos Bitcoins quando conseguem adicionar um novo bloco blockchain.

Para aprofundar um pouco o assunto, tenha em mente que a maioria dos usuários do Bitcoin não mineram!

Como funciona a mineração de Bitcoin?

Na mineração, é o computador que vai resolver os milhares de cálculos. Ao fazer uma transação correta, esse minerador recebe uma recompensa por resolver esse cálculo.

Na mineração de Bitcoin, essas máquinas ficam ligadas 24 horas por dia.

Especialistas afirmam que hoje minerar Bitcoin não é tão rentável como era no passado, devido a sua dificuldade. De forma resumida funciona da seguinte maneira: o minerador recebe a transição, faz a verificação, a validação e posteriormente ganha a recompensa.

Para minerar todos os Bitcoins rapidamente, as dificuldades dos blocos estão ficando cada vez altas. Os cálculos  se tornam complicados com mais máquinas minerando.

Quanto mais potência a máquina tiver, melhor é! O Bitcoin é um projeto de código aberto, portanto qualquer pessoa é livre para ingressar na rede Bitcoin e participar da mineração.

Saiba o seguinte sobre a mineração de Bitcoin:

1. Precisa de computador potente

Existem máquinas que são voltadas para minerar Bitcoin. E para ganhar dinheiro com a mineração de Bitcoin, você precisa comprar computadores extremamente poderosos (conhecidos como ASICs).

É necessário investir em equipamentos de refrigeração e armazenamento, devido à forte concorrência entre os mineradores.

Sendo assim, é impossível extrair em um simples computador. Logo, a quantidade de lucro de um minerador depende de quanto poder de hash fornece à rede.

2. Obtenha os recursos necessários

Além do computador potente, você pode comprar contratos de mineração em nuvem Bitcoin.

Alguns dos melhores são: Descrição Hashflare, Descrição Genesis Mining, Descrição Hashing 24, Descrição Minex, Descrição Minergate, Descrição Hashnest, Descrição Bitcoin Cloud Mining, entre outros.

Também é preciso baixar um programa especial usado na mineração de Bitcoin. Existem muitos programas disponíveis para esse fim, mas os mais populares são o CGminer e o BFGminer.

É interessante que o minerador participe dos pools de mineração de Bitcoin que são grupos de “mineradores” de Bitcoin que trabalham juntos para resolver um bloco.

E não se esqueça de configurar uma carteira Bitcoin ou usar sua carteira Bitcoin existente para receber os Bitcoins resultantes.

3. Haverá custos altos com energia

Além de um investimento necessário em máquinas potentes, o custo para manter os computadores ligados 24 horas por dia acaba se tornando alto, principalmente no Brasil, onde a luz é cara, se comparada com países vizinhos.

Isso porque o equipamento de mineração sempre trabalha ao máximo e muita energia é desperdiçada na forma de calor.

Muitas empresas nasceram em regiões onde a eletricidade custa menos e não é difícil encontrar hardware específico.

 4. Irá competir com grandes empresas

É preciso saber que você vai competir com grandes empresas que mineram Bitcoin.

Se não está disposto a fazer esse investimento, você pode não acabar tendo os resultados que deseja.

Mas uma dica, segundo os especialistas da área, é investir em moedas digitais menores e não tão conhecidas que podem acabar se valorizando.

5. Minerar Bitcoin pode não ser a melhor opção para você

A atividade de mineração é totalmente legal, e ela pode ser um bom negócio, só que o custo para alcançá-lo também.

Deseja investir em Bitcoins? Em vez de minerar ou se referir a afiliações você pode comprar: não há impedimentos e é completamente legal.

 

LEIA MAIS

Como Comprar Bitcoin?

Na Rússia, mina de Bitcoin investe em hidrelétricas e gera bons resultados

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.