Cielo (CIEL3): ICVA aponta queda de 8,3% em vendas no varejo

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Reprodução/iStock Photos

O Índice Cielo (CIEL3) de Varejo Ampliado (ICVA) apontou queda de 8,3% em relação a 2019 nas vendas no varejo nacional durante a Semana do Brasil de 2020.

Os dados foram divulgados na segunda-feira e revelaram as mais recentes estatísticas do indicador, que monitora 1,5 milhões de varejistas credenciados à empresa por meio de pagamentos.

ICVA aponta alta no comércio eletrônico

O mesmo indicador mostrou números bastante distintos, no entanto, quando o recorte foi em relação às vendas no comércio eletrônico.

De acordo com os dados do ICVA, no período entre os dias 4 a 13 de setembro, as vendas no e-commerce cresceram 10,3% frente ao intervalo de 6 a 15 de setembro de 2019.

Ao deixar de lado os setores de turismo e transporte, bastante afetados pela pandemia, a expansão foi de 9,1%, enquanto as vendas no varejo físico caíram 10,3%.

O setor de materiais de construção foi o que mais se destacou no período, com alta de 21,3% nas vendas.

Por outro lado, o segmento de turismo e transporte apresentou uma queda de 55,8% na comparação com o ano passado.

Leia tambémEtanol: Conselho dos EUA vê volta ao normal da produção global em 2022