Cielo (CIEL3): ICVA aponta queda de 8,3% em vendas no varejo

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Reprodução/iStock Photos

O Índice Cielo (CIEL3) de Varejo Ampliado (ICVA) apontou queda de 8,3% em relação a 2019 nas vendas no varejo nacional durante a Semana do Brasil de 2020.

Os dados foram divulgados na segunda-feira e revelaram as mais recentes estatísticas do indicador, que monitora 1,5 milhões de varejistas credenciados à empresa por meio de pagamentos.

ICVA aponta alta no comércio eletrônico

O mesmo indicador mostrou números bastante distintos, no entanto, quando o recorte foi em relação às vendas no comércio eletrônico.

Ferramenta ajuda na escolha de suas ações de acordo com balanços

De acordo com os dados do ICVA, no período entre os dias 4 a 13 de setembro, as vendas no e-commerce cresceram 10,3% frente ao intervalo de 6 a 15 de setembro de 2019.

Ao deixar de lado os setores de turismo e transporte, bastante afetados pela pandemia, a expansão foi de 9,1%, enquanto as vendas no varejo físico caíram 10,3%.

O setor de materiais de construção foi o que mais se destacou no período, com alta de 21,3% nas vendas.

Por outro lado, o segmento de turismo e transporte apresentou uma queda de 55,8% na comparação com o ano passado.

Leia tambémEtanol: Conselho dos EUA vê volta ao normal da produção global em 2022