China: PMI de serviços sobe 16,5 pontos, mas segue em contração

Cláudia Zucare Boscoli
Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

O índice dos gerentes de compras (PMI na sigla em inglês) de serviços da China ficou em 43 pontos, após uma baixa recorde de 26,5 em fevereiro.

O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (3) pela IHS Markit e revela a retomada da atividade no país, pós-surto de coronavírus. A China foi onde a epidemia começou e vem sendo referência para os demais países, tanto em que questões médicas quanto de retomada das atividades econômicas pós-quarentena da população.

No entanto, o indicador não foi suficiente para animar os investidores. E a bolsa de Xangai fechou o dia em -0,60% (2.763 pontos). As leituras do PMI abaixo de 50 indicam contração, enquanto os valores acima desse nível significam uma expansão. Ou seja, o PMI teve avanço, mas a China segue em território de contração.

“Estamos menos dependentes de índices como o PMI. Agora obtemos todos os tipos de dados alternativos para medir o que está acontecendo em diferentes economias”, afirmou à CNBC Richard Yetsenga, economista-chefe da área de pesquisa do banco ANZ.

Yetsenga disse que o volumes de navios e os índices de tráfego mostram que a China está “tentando normalizar” sua economia. Mas que o ritmo da melhoria é “muito, muito mais lento” do que o ritmo de desaceleração observado entre janeiro e fevereiro. “A China provavelmente ainda está em 75% de sua capacidade normal”, avalia.

“A recuperação da atividade econômica permaneceu limitada em março, embora a epidemia doméstica tenha sido contida”, afirmou Zhengsheng Zhong, presidente e economista-chefe da consultoria de invesetimento CEBM Group, no relatório da IHS Markit.

“Nos dois primeiros meses do ano, a produção industrial de valor agregado e a produção de serviços caíram 13,5% e 13% ao ano. Então, é possível que o PIB do primeiro trimestre do país caia significativamente. Tal situação requer políticas monetárias. É preciso considerar a redução na meta de crescimento. E intensificar esforços anticíclicos para apoiar áreas como consumo e infraestrutura. Especialmente devido à contração acelerada no mercado de trabalho”, afirmou.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil