China, guerra de preços do petróleo e balanços: a semana

Omar Salles
null

Foto: Imagem- (Reprodução - BBC)

A semana de 9 a 13 de março começa nervosa. A Arábia Saudita anunciou no sábado que dará descontos de 20% no barril de petróleo para entrega em abril, informa a CNBC News. O preço do petróleo já caiu 30% neste ano.

O fracasso da reunião da Opep+, com a intransigência da Rússia, levou a Arábia Saudita aos descontos e a anunciar um aumento da produção para mais de 10 milhões de barris diários. A demanda caiu por causa do surto do coronavírus na China, Coreia do Sul e Japão.

A próxima reunião da Opep+ só acontecerá em junho. No domingo, as ações da petrolífera estatal Aramco da Arábia Saudita despencaram 9%.

Consulte os melhores diálogos e insights da Money Week.

As bolsas de valores do Kuwait, Catar e Emirados Árabes desabaram.

China

A China divulga na madrugada da segunda-feira (hora de Brasília) indicadores de fevereiro, como o investimento estrangeiro direito e a oferta monetária.

Os dados, como outros divulgados recentemente, devem mostrar uma forte desaceleração do gigante asiático por causa do auge do surto do coronavírus.

BDRs| Aprenda mais sobre essa classe de Ativos

No Brasil, a FGV publica na segunda-feira o IPC-S da primeira semana de março e também o IGP-DI fechado de fevereiro.

Na terça-feira, A Fipe publica a inflação da primeira semana de março em São Paulo, enquanto nos Estados Unidos serão publicados pela manhã os gastos do governo e o consumo doméstico relativos ao quarto trimestre do ano passado.

Na terça-feira o IBGE publica a produção industrial brasileira de janeiro e na quarta-feira o IPCA de fevereiro.

Nos Estados Unidos, o Escritório Nacional de Estatísticas publicará na quarta-feira a inflação ao consumidor em fevereiro.

BCE – Reunião decisiva

Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) terá sua reunião para definir a taxa de juros às 9h45 da manhã da quinta-feira (12). Com os juros em zero, a presidente do BCE, Christine Lagarde, tem poucas opções.

Segundo a CNBC, Lagarde pode anunciar uma linha de crédito para os países mais atingidos pelo surto do coronavírus – entre eles a Itália, onde o governo declarou estado de emergência neste domingo e quarentena no Norte do país, e a própria França.

Na sexta-feira, a Universidade de Michigan publica a pesquisa do índice de confiança do consumidor, importante nos EUA.

Primárias no Michigan

O Partido Democrata fará a sua primária no Estado do Michigan na terça-feira (10). O ex-vice-presidente Joseph “Joe” Biden e o senador Bernie Sanders duelam em um importante colégio eleitoral. Biden é favorito entre o eleitorado afro-americano e a classe média com ensino universitário; Sanders tem o apoio dos jovens e da comunidade de origem mexicana, numerosa no Michigan.

Balanços

Na terça-feira recomeça a safra de balanços, com Minerva (BEEF3), Movida (MOVI3) e Trisul (TRIS3) publicando balanços. Localiza Hertz (RENT3), maior locadora de automóveis do Brasil, publica balanço na terça após o pregão da B3.

Petrobras Distribuidora (BRDT3), Alupar (ALUP11) e SLC Agrícola (SLCE3) publicam balanço na quarta-feira. Na quinta-feira, a Azul (AZUL4), Br Malls (BRML3), CVC Brasil (CVCB3), Light (LIGT3), Lojas Marisa (AMAR3), Qualicorp (QUAL3), Taesa (TAEE11), Tegma (TGMA3), Estácio (YDUQ3), Gafisa (GFSA3) e Unipar  (UNIP6) publicam balanços.

Não está prevista a publicação de balanços na sexta-feira.