China domina o mercado de painéis solares no Brasil e fatura quase R$ 1 Bi

Felipe Santos Diogo
null
1

Crédito: Reprodução Canva - Energia Solar e a natureza

China domina o mercado de painéis solares no Brasil e fatura quase R$ 1 Bi

  •  China domina o mercado de painéis solares no Brasil

Já não é surpresa que os produtos chineses, em geral, dominam os mercados. Fatores como mão de obra barata e incentivos do governo estão na lista dos motivos dos baixos preços chineses. Então, com os painéis solares não é diferente. As chinesas Jinko, BYD e JA Solar dominam este mercado.
Apesar da dificuldade de se obter números precisos, devido à não regulamentação deste tipo de produção de energia. Estima-se que hoje, o Brasil está com 2,4 Giga Watts de energia solar já implantados, cerca de 1,5% da energia total produzida. Espera-se que este número avance para 126 GW, nos próximos 20 anos. Ainda, segundo publicado no site Poder360, este mercado movimentou 1 bilhão de reais em 2019, sendo 99% deste valor em importação de produtos chineses.
  • Brasil possui condições perfeitas para a produção de energia solar

A energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da radiação solar. Portanto, os painéis solares têm a função de captar a energia solar e transforma-la em energia elétrica. Este tipo de energia, além de barata, traz muitos benefícios ambientais. Por ser uma energia limpa. Diferente das usinas que utilizam a queima de combustíveis, que emitem gases tóxicos no ambiente. E das usinas hidroelétricas, que além da necessidade da construção de grandes reservatórios, muitas vezes precisam alterar o fluxo natural dos rios.
Com certeza, a energia fotovoltaica é a melhor opção para os dias atuais. Pois precisa apenas do provedor de recurso mais abundante que temos no planeta, o Sol. Ainda, quando consideramos o clima tropical brasileiro, temos as condições perfeitas para a expansão deste mercado.
Veja um artigo completo sobre o processo de produção de energia solar: Portal Solar
  •  O governo atrasa a expansão do mercado de energia solar, no Brasil

Apesar de não restarem dúvidas sobre a eficácia da utilização da energia solar. No Brasil ainda é preciso uma melhor regulamentação deste mercado. Isto porque, quando a energia é produzida nas residências e nas indústrias, por meio dos painéis solares. Esta energia, já convertida em energia elétrica, precisa passar pelas redes das companhias elétricas para abastecer as casas.
Ter mais energias nas redes beneficia outros usuários, que podem adquirir excedentes e reduzir as contas de luz. Contudo, a manutenção das redes elétricas ainda é responsabilidade exclusiva das companhias distribuidoras de energia. O que causa conflito quanto à taxação dos produtores de energia Solar.
É certo de que irá ocorrer esta taxação em breve, visto o grande crescimento deste mercado. Entretanto, os potenciais investidores receiam a cobrança de taxas abusivas, que inviabilizem a comercialização dos painéis.

Sua carteira de investimentos está preparada para aproveitar a retomada de crescimento do Brasil? Essa pode ser a oportunidade da sua vida!

Deixe seus dados abaixo e nossa equipe entrará em contato para lhe ajudar.

Ou se preferir, ligue direto para 4007-2374.