China avisa que guerra comercial “ainda não terminou” e que assinatura da Fase Um é apenas “primeira rodada de um jogo”

Paulo Amaral
null
1

Crédito: Andrew Harnik/AP

Um artigo do jornal South China Morning Post, publicado na segunda-feira (13), mandou um recado importante a todos que acompanham atentamente os dias que antecedem a assinatura da Fase Um do novo acordo comercial sino-americano.

De acordo com a publicação, a tão disputada guerra comercial “ainda não terminou”, e a assinatura do acordo é apenas “a primeira rodada de um jogo”.

“Temos que manter em mente que a guerra comercial não acabou ainda. Os Estados Unidos ainda não revogaram todas as tarifas da China e a China continua implementando medidas retaliatórias. Há muitas incertezas ainda”, diz o Taoran Notes, rede social ligada aos órgãos econômicos do governo chinês.

Assinatura próxima

Depois que os dois países anunciaram a Fase Um do acordo, a China confirmou que o vice-premier do país, Liu He, foi a Washington no início da semana e ficará três dias nos Estados Unidos.

A China, no entanto, ainda não confirmou oficialmente o que os Estados Unidos já anunciaram como parte do acordo: a garantia de que o país oriental comprará US$ 40 ou US$ 50 bilhões anuais em produtos agrícolas norte-americanos.

O The Wall Street Journal, por sua vez, noticiou que China e Estados Unidos confirmaram realizar reuniões a cada seis meses para manter o diálogo sobre as medidas econômicas.

Os meios de comunicação estatais chineses, por outro lado, ficaram relativamente “mudos” durante os 18 meses em que as duas maiores potências do mundo travaram essa guerra comercial.


Aproveite o atual cenário econômico do Brasil e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Deixe seus dados abaixo e conte com a nossa equipe para lhe ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374