Cesp (CESP6) aprova início de testes para diminuir vazão na usina Porto Primavera

Marco Antônio Lopes
Editor. Jornalista desde 1992, trabalhou na revista Playboy, abril.com, revista Homem Vogue, Grandes Guerras, Universo Masculino, jornal Meia Hora (SP e RJ) e no portal R7 (editor em Internacional, Home, Entretenimento, Esportes e Hora 7). Colaborador nas revistas Superinteressante, Nova, Placar e Quatro Rodas. Autor do livro Bruce Lee Definitivo (editora Conrad)
1

Crédito: Reprodução/CESP

A Cesp (CESP6) informou que o Conselho de Administração aprovou o início imediato da realização de testes para reduzir a vazão da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera, até atingir 2.700 m³/s. A usina fica no Rio Paraná entre os municípios de Rosana (SP) e de Batayporã (MS), com 80% de seu lago no estado de Mato Grosso do Sul.

A decisão ocorre em razão de determinação do Ministério de Minas e Energia que pretende preservar o nível dos reservatórios no pais.

Acesse esse material especial para avaliar resultados, performance e dividendos dos melhores FIIs no mercado.

Segundo a Cesp, a diminuição se dará de forma controlada e monitorada. O processo deve ser mantido até a retomada do período das chuvas, no fim de outubro de 2021.

“Já em relação ao cenário hidrológico atual e possíveis impactos nos resultados da Cesp, gostaríamos de reforçar que a estratégia de gestão do balanço energético da companhia é pautada por um planejamento minucioso com gestão proativa e forte disciplina de execução da comercialização de energia, buscando gerar valor e mitigar o risco hidrológico”, diz o comunicado da empresa.

Você sabia que algumas das maiores oportunidades de ganhos da bolsa estão nas Small Caps? Quer saber mais sobre essas ações e como investir? 

A piora do GSF (sigla em inglês para Generation Scaling Factor, medida do risco hidrológico do volume de chuvas nas bacias hidrográficas, para geração de energia hidroelétrica) teve como consequência o aumento da exposição da companhia, explica a nota, particularmente no segundo semestre de 2021.

Quer começar o dia bem-informado com as notícias que vão impactar o seu bolso? Clique aqui e assine a newsletter EQI HOJE!

“Frente a esse cenário, a Cesp aproveitou as janelas de oportunidade no mercado e comprou a energia necessária para o equacionamento, neste momento, do balanço energético deste ano, ao preço médio de R$232/MWh. Adicionalmente, a CESP tem trabalhado para capturar oportunidades em vendas futuras de energia, principalmente a partir de 2024.”

brMalls (BRML3) volta a fechar shopping no MS

A brMaIIs (BRML3)  comunica que, conforme determinação das autoridades públicas, a partir de 13 de junho de 2021  apenas as operações de serviços essenciais estão funcionando no Shopping Campo Grande(MS).

Segundo a brMalls, permanecem autorizados os serviços de delivery para as operações no shopping e de drive thru para as de comercialização de alimentos e medicamentos.

Dessa forma, a companhia possui 30 shoppings abertos, equivalentes a 96,9% da ABL (Área Bruta Locável) total e 96,7% da ABL própria da brMalls, além de 96,1% do NOI core¹ em 2019.

Os shoppings do portfólio estão na situação abaixo:

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.