Centauro (CNTO3) conclui aquisição das operações da Nike no Brasil

Redação EuQueroInvestir
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Reprodução/Wikipedia

A Centauro (CNTO3) informou nesta terça-feira (1) que concluiu o processo de aquisição da totalidade de quotas representativas do capital social da Nike do Brasil, originalmente detidas por subsidiárias indiretas da Nike Inc.

O acordo tinha sido fechado em fevereiro, mas dependia do aval de órgãos reguladores da concorrência. As empresas também fizerem um aditivo ao contrato a fim de autorizar que as cotas de emissão da Nike do Brasil passassem a ser adquiridas pelo Grupo SBF e não mais por sua controlada SBF Comércio de Produtos Esportivos.

Além disso, estabeleceram critérios para o cálculo do preço de R$ 1 bilhão, líquido do saldo de caixa da Nike do Brasil, que foi desembolsado pela Centauro.

Abra agora sua conta na EQI Investimentos e tenha acesso a opções de investimentos de acordo com seu perfil. Invista em suas Escolhas

Foi aprovada ainda a alteração da razão social da Nike do Brasil para Fisia Comércio de Produtos Esportivos, subsidiária integral da SBF.

A Fisia será distribuidora exclusiva de produtos Nike, incluindo vestuário, calçados, acessórios e equipamentos, no território brasileiro e a operadora direta exclusiva do canal de venda eletrônico varejista até pelo menos 31 de maio de 2030. A Fisia será ainda varejista exclusiva de lojas físicas Nike, podendo abrir e operar unidades no território brasileiro, pelo período inicial de cinco anos.

A operação entre as empresa foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no começo de novembro. Na ocasião, o órgão ressaltou que, apesar da aprovação, as partes deverão se comprometer com a separação entre as atividades comerciais atuais por 3 anos. Além disso, exigiu a manutenção do tratamento isonômico de clientes da Nike.

O conselho de administração da companhia também aprovou na sequência a transação, por unanimidade de votos e sem ressalvas. Agora o negócio será submetido aos acionistas da Centauro, porque a Fisia é um investimento relevante.

Assim que concluir a verificação das contas de balanço da Nike do Brasil estimadas pelas vendedoras, que serviram de base para o cálculo do preço desembolsado, a Centauro disse que informará a data da assembleia geral e se dará direito de recesso a dissidentes.

Veja também:

Centauro (CNTO3) reverte lucro em prejuízo de R$ 33,2 mi no 3TRI

 

Quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir? Preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos poderá ajudar em sua jornada.