Entenda parceria estratégica de R$ 900 milhões da Centauro e Nike

Sabrina Oliveira
Colaborador do Torcedores

Crédito: Logo da Nike e Centauro Foto: Divulgação

Proprietário do Centauro, o Grupo SBF, anunciou na semana passada a compra da Nike no Brasil, tendo exclusividade para distribuir seus produtos no país por um período de dez anos. A parceria é estratégica, com o objetivo de continuar o compromisso das marcas norte-americanas em oferecer os mais altos níveis de inovação, serviço e experiência nesse mercado, além de alavancar o crescimento no país.

Desde o anúncio, a transação de 900 milhões de reais impulsionou o mercado e as ações do Grupo SBF estão crescendo. O marketing da Nike é uma referência global e é responsável por determinar tendências no mercado competitivo de artigos esportivos.

Após se tornar o proprietário dos negócios da Nike no país, direcionada na distribuição do produtos, como roupas, sapatos, acessórios, e outros itens licenciados no país, operando em todos os canais de vendas da marca, sendo físico e online.

A negociação ainda precisa da aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), entretanto, para que isso aconteça, o grupo SBF desempenhará o papel de holding e plataforma esportiva, enquanto Centauro e Nike do Brasil são suas unidades de negócios completamente separadas. Isso garantirá que as operações sejam gerenciadas e desenvolvidas de forma independente.

Após a aprovação do CADE e o cumprimento de todas as condições previstas, espera-se que a transição comercial e operacional seja concluída em meados de 2020.

“Nos últimos anos, fizemos uma série de investimentos em diversas frentes e, principalmente, em tecnologia e multicanalidade, o que nos possibilitou avançar expressivamente no nosso setor e nos transformar em uma plataforma do esporte. Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de servir ainda mais a comunidade esportiva por meio de uma marca tão poderosa. Seguimos comprometidos com a missão de aprimorar o ecossistema do esporte no nosso país através de diferentes caminhos e modelos de negócios”, declara o CEO da SBF, Pedro Zemel.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Compromisso

O Grupo SBF e o Centauro constituem a maior rede multicanal de produtos esportivos da América Latina e acreditam que o esporte é um poderoso promotor de mudar a vida dos brasileiros, e sempre assumiram a liderança no cenário.

A SBF está no mercado há 38 anos e é parceira de longa data da Nike, comprometida em gerenciar e atender os consumidores locais, melhorar a experiência de varejo e digital no Brasil e compartilhar o valor da empresa norte-americanas e seus parceiros. Para desenvolver o esporte, o grupo está comprometido em manter todas as promessas da marca para atletas, clubes e federações no Brasil.

Relatório

Em relatório a clientes, o Bradesco BBI avaliou que a negociação é positiva e estratégica para a Centauro, pois fortalece o relacionamento com uma marca que é líder na categoria Sportswear. Segundo o relatório assinado por Richard Cathcart, a Nike responde por cerca de 21% do mercado de R$ 25 bilhões de roupas esportivas no Brasil.

O Bradesco estima ainda que a Centauro represente 15% das vendas da marca no Brasil. “A parceria deve ajudar a aumentar as vendas da marca Nike no Brasil, com a Centauro assumindo a operação do site da marca e introduzindo recursos omni-channel no site e nas lojas”, destacou o analista no relatório.