Casa Branca prevê de 100 a 240 mil mortes por coronavírus nos EUA

Tatiane Lima
Jornalista, redatora sênior. Tecnóloga em Recursos Humanos e MBA em Comunicação e Marketing. Apaixonada por empreendedorismo criativo. Atuei nos três setores, com hard news, jornalismo on, off e redação publicitária.
1

Crédito: David Mark/Pixabay

Em entrevista coletiva, ontem (31), o presidente dos estados Unidos, Donald Trump, e autoridades da Casa Branca anunciaram uma projeção de 100 a 240 mil mortes no país devido ao coronavírus. Segundo reportagem da CNBC, Trump chamou a Covid-19 de “praga” e considerou o momento como “duas semanas muito, muito dolorosas”.

Conforme as autoridades de saúde da Casa Branca, a projeção de 100 a 240 mil mortes pode se cumprir nas próximas duas semanas. “(…) Serão duas péssimas e talvez três semanas. Serão três semanas como nunca vimos antes”, declarou Trump. A projeção foi apresentada pela coordenadora da força-tarefa de coronavírus Deborah Birx, e o imunologista e diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas Anthony Fauci.

De acordo com a CNBC, com dados da Universidade Johns Hopkins, os EUA somavam 184 mil casos confirmados, até terça-feira (31). Atualmente, Nova York é o estado epicentro do surto, com 75.795 casos confirmados. Ou seja, mais infecções do que Hubei, na China, onde o vírus teve origem, em dezembro de 2019.

Segundo a CNBC, com dados do Departamento de Saúde de Nova York, ocorreram mais mil mortes na cidade decorrentes de coronavírus. Diante dos dados crescentes, o presidente afirmou que Nova York “teve um início tardio” na implementação de medidas para o controle de contágio. “Queria que o menor número possível de pessoas morresse. E é nisso que estamos trabalhando”, revelou Trump.

Enquanto o governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse que o estado não atingirá o pico do surto por três semanas. “Estou cansado de estar atrás desse vírus. Estamos atrás dele desde o primeiro dia. Subestimamos esse vírus. É mais poderoso, é mais perigoso do que esperávamos”, afirmou.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Autoridades da Casa Branca estão otimistas

Birx e Fauci esperam que os esforços do governo resultem na queda das mortes, conforme a CNBC. Principalmente em localidades de clima mais quente, como Nova York e Nova Jersey. “Temos que nos preparar. Dentre os próximos dias, mais ou menos uma semana, continuaremos a ver as coisas melhorarem”, disse Fauci.

Assim, Birx ressaltou a importância da ação rápida no fechamento de escolas e comércios nos estados da Califórnia e Washington. Pois, assim, foi possível retardar o surto e prevenir a explosão de casos, como ocorreu em Nova York. “É possível e estamos assistindo de muito perto para garantir que não haja um pico.”

Por outro lado, Trump considerou as projeções de morte como “muito preocupantes, quando se vê que 100 mil pessoas, é o mínimo. O número de mortos seria ainda maior sem medidas de mitigação, com algumas estimativas de 2,2 milhões de mortes. Isso não é gripe”, declarou Trump.