Carteira de fundos de investimentos: um novo mindset para portfólios

Maurillo Marcondes Lários Naves
Agropecuarista, e assessor de investimentos. Apaixonado pelo mercado financeiro e focado em ajudar pessoas a atingirem seus objetivos financeiros.
1

Crédito: Steve Buissinne por Pixabay

Com juros em queda e cenário econômico desafiador os fundos de investimentos são alternativas para rendimentos além da renda fixa

O que são fundos de investimentos?

Fundos de investimentos são carteiras de ativos financeiros que funcionam como um condomínio, tendo vários cotistas e uma gestão profissionalizada; com gestor, administrador e custodiante.

Em resumo, os recursos aplicados em um fundo de investimento são transformados em cotas. Com isso, cada cotista possui um número de cotas proporcional ao valor total de seus investimentos.

EmpreendedorismoTécnicas para Renda Fixa. Tendências. Privatizações. Estratégias para proteção de investimentos.

Tudo isso hoje na MoneyWeek

Dessa forma, os fundos de investimentos são excelentes alternativas de aplicações, tanto para iniciantes no mercado financeiro quanto para experientes. Primeiramente, a grande vantagem é poder transferir a gestão para uma equipe profissional. Desse modo,  possibilita a diversificação do portfólio de investimentos e riscos.

Erros comuns ao investir em fundos

Seguem os principais:

  1. Uso do ranking de rentabilidade passada: como rentabilidade passada não garante rentabilidade futura, não há garantias de que uma performance positiva se repita. Dessa forma, os ativos nos quais os fundos investem podem não ter o mesmo desempenho.
  2. Locação em um ou poucos fundos: escolher os melhores fundos de uma lista e alocar todo o capital nele(s), é um grande erro, principalmente, por que o portfólio passa a ter um risco direcional, oscilando conforme um único ativo.
  3. “Zé cotinha”: Um dos maiores gestores do fundos do Brasil, Henrique Bredda, apelidou esse perfil de investidor de “Zé cotinha”, que entram e saem de fundos, constantemente, baseado em desempenhos de curto prazo.

Roteiro para alocação em carteira de fundos de investimento

Um roteiro básico para a escolha adequada de fundos de investimentos que leve em consideração o contexto financeiro de cada investidor está listado abaixo, na ordem correta:

  1. Abra conta em uma instituição financeira idônea: sem taxas, focada no cliente e com muitas alternativas de investimentos. Em seguida, escolha uma equipe de assessoria de investimentos com profissionais capacitados e com disponibilidade para atendimento ao cliente. Com eles, serão diagnosticados informações relevantes como: necessidade de liquidez, definição do montante para reserva de emergência, etc.
  2. Preencha o perfil de investidor: por ele, a instituição financeira terá condições de sugerir carteiras de investimentos mais adequadas
  3. Alocação da carteira: conhecido o perfil do investidor, é feito uma sugestão de distribuição em categorias de investimentos: pós-fixados, atrelados à inflação, multimercados, ações, cambial, investimentos no exterior.
  4. Estude  os fundos de investimentos: a alocação de ativos e estratégias de investimentos. As cartas mensais elaboradas pelos gestores detalham as performances dos vários ativos alocados e a estratégia do gestor para o cenário macroeconômico. Ao mesmo tempo, o acompanhe os gestores nas redes sociais.
  5. Carteiras recomendadas: os iniciantes no mercado podem se beneficiar das carteiras recomendadas pelas instituições financeiras e suas casas de análises. Com uma sugestão de fundos baseados no perfil do investidor. Além disso, clientes da corretora XP Investimentos têm acesso ao Assistente Virtual, um robô que por algorítimos, baseado nos respostas fornecidas pelos clientes, sugere uma lista um carteira de fundos de investimentos.

Novo mindset nos investimentos

Conforme as taxas de juros caem os investimentos tradicionais rentabilizam menos. Afinal, “não se tem resultados diferentes tendo as mesmas atitudes”. Portanto, é importe mudar o mindset nos investimentos e, assim, ter resultados mais satisfatórios.

Portanto, invista melhor, agora mesmo!

Quando, onde e quanto investir

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o Teste de Perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.