Calendário de Reuniões do COPOM em 2018 tem início nesta semana

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st
1

Crédito: Crédito da imagem: Reprodução/Internet

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reúne-se pela primeira vez em 2018 nesta semana (6 e 7) para definir os rumos da taxa básica de juros, a SELIC

A expectativa é de um corte (o 11 º consecutivo) de 0,25%, o que traria a SELIC para 6,75, batendo novamente o recorde de mínima histórica. Lembrando que o movimento de queda na SELIC iniciou em outubro de 2016 (com a SELIC em 14,25%).

Esta será a primeira de 8 reuniões agendadas para 2018. Confira o calendário de reuniões do COPOM em 2018 divulgado pelo Banco Central: 6 e 7 de fevereiro; 20 e 21 de março; 15 e 16 de maio; 19 e 20 de junho; 31 de julho e 1 de agosto; 18 e 19 de setembro; 30 e 31 de outubro e finalmente 11 e 12 de dezembro.

Calendário de Reuniões do COPOM em 2018

MêsDias
Fevereirodias 6 e 7
Marçodias 20 e 21
Maiodias 15 e 16
Junhodias 19 e 20
Julhodia 31
Agostodia 01
Setembrodias 18 e 19
Outubrodias 30 e 31
Dezembrodias 11 e 12

De mãos dadas

É importante lembrar que a SELIC e o IPCA (índice que mede a inflação acumulada) costumam caminhar de mãos dadas e que o governo comumente aumenta a SELIC para tentar conter um eventual aumento da inflação (incentivando o investimento em detrimento do consumo).

Outra lembrança importante: A diferença entre a taxa de juros e a inflação, é que definimos como juro real.

Exemplo: Com uma SELIC em 7% e o IPCA em 3%, o juro real é definido em 4%.

Fechamento da curva?

Acredito que estamos muito próximos de fechar a curva de juros em se confirmando esta nova redução, levando a SELIC para 6,75%. No entanto, não será surpresa também, se o COPOM optar por uma decisão mais cautelosa, mantendo a taxa nos atuais 7%.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Digo isto porque há também, uma expectativa de alta para a inflação em 2018 e talvez o banco central opte por aguardar até março (data da segunda reunião) para realizar ou não este novo corte.

Os últimos Boletim Focus divulgados, confirmam o aumento de ambos os índices (SELIC e ICPCA), ou seja, com o ainda que discreto aumento da inflação, é natural que a taxa de juros acompanhe esta tendência, fechando a curva e iniciando o movimento reverso, desta vez de alta.

Mas como bom brasileiro que sou, deixemos estas preocupações para quando o carnaval passar!

[banner id=”teste-perfil”]

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.