Caged: abertura de vagas em outubro é a melhor desde 1992

Karin Barros
Jornalista com atuação nos dois principais jornais impressos da Grande Florianópolis por quase 10 anos. Costumo dizer que sou viciada em informação, por isso me encantei com a economia, que une tudo de alguma forma sempre. Atualmente também vivo intensamente o mundo da assessoria de imprensa e do PR.
1

Crédito: Agência Brasil

Pelo quarto mês consecutivo, o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgou nesta quinta-feira (26) por meio do Ministério da Economia que registrou saldo positivo na geração de empregos no país. 

Foram abertas 394.989 vagas com carteira assinada no mês, resultado de 1.548.628 admissões e de 1.153.639 desligamentos, melhor resultado não apenas para 2020 como também o melhor da história do levantamento, iniciado em 1992, segundo o Ministério da Economia. 

O desempenho reforça a retomada da economia brasileira após os efeitos econômicos gerados pela Covid-19.

Baixe a planilha e faça você mesmo o rebalanceamento da sua carteira de investimentos com Renda Fixa e Variável

Vínculos ativos

O estoque, que é a quantidade total de vínculos ativos, em outubro, chegou a 38.638.484, variação de 1,03% em relação ao estoque do mês anterior. 

No acumulado do ano, apesar do saldo negativo em 171.139, decorrentes de 12.231.462 admissões e de 12.402.601 desligamentos, o país perdeu menos empregos em 2020 do que nas crises de 2015 e 2016.

Dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas, quatro tiveram saldo positivo no emprego em outubro. 

Análises e Resumos do mercado financeiro com leituras de 5 minutos. Conheça a EQI HOJE

O principal foi o setor de Serviços, que abriu 156.766 novas vagas. No Comércio foram criados 115.647 postos; na Indústria, 86.426; na Construção, 36.296.

Desempenho regional

O mês foi positivo nas cinco regiões do país, com destaque para o Sudeste e Sul

Também houve saldo positivo em todas as unidades federativas, com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Paraná. 

Em termos relativos, os estados com maior variação em relação ao estoque do mês anterior foram Santa Catarina, Ceará e Amazonas.

Novo Caged

Desde janeiro de 2020, o uso do Sistema do Caged foi substituído pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para parte das empresas. 

Permanece a obrigatoriedade de envio das informações por meio do Caged apenas para órgãos públicos e organizações internacionais que contratam celetistas.

Embora a maior parte das empresas esteja obrigada a declarar o eSocial, muitas deixaram de prestar informações de desligamentos no sistema. 

Para viabilizar a divulgação das estatísticas do emprego formal foram usadas informações dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.

Leia mais

Caged: Brasil tem saldo positivo em empregos pelo 3º mês seguido

Caged de janeiro e fevereiro é suspenso por falta de dados das empresas