Buttigieg vence caucus do Partido Democrata em Iowa após apuração

Victor Meira
Com formação em Ciências Sociais e Jornalismo, experiência em redação nas editorias de esportes, empregos, concursos, economia e política.

Crédito: Créditos: Getty Images

Na última quinta-feira (06), foi publicado o resultado oficial do caucus presidencial do partido Democrata no Estado de Iowa. Pete Buttigieg, ex-prefeito de South Bend (Indiana), venceu a disputa em um certame apertado com apenas 0,1% de diferença para o segundo colocado, o Senador Bernie Sanders, com 26,2% e 26,1%, respectivamente. O anúncio foi realizado após um longo atraso na divulgação dos resultados da primeira disputa das prévias que definirão o adversário a presidência dos EUA com Donald Trump.

Nos EUA, o caucus é o sistema eleição de delegados, na fase das primárias, na qual cada partido decide quem será o candidato de um partido para a presidência estadunidense.

Ainda que Buttigieg tenha recebido um número menor de votos absolutos, o ex-prefeito conquistou uma pequena vantagem em relação a proporção de votos dos delegados estaduais, que é o índice usado tradicionalmente para determinar o vencedor da disputa. A senadora Elizabeth Warren ficou em terceiro lugar com 18%, o ex-vice-presidente Joe Biden em quarto lugar com 15,8% dos votos e a senadora Amy Klobuchar em quinto com 12,3%.

A vitória de Buttigieg pode remodelar a corrida para a indicação democrata para a eleição de novembro, pois indica um enfraquecimento de Biden, que liderou as pesquisas durante um bom tempo.

O que chamou a atenção do caucus em Iowa foram as diversas falhas apresentadas durante o processo. As autoridades culparam as falhas devido a novo aplicativo usado para a contagem de votos pelo atraso incomum. De acordo com a tradição, o Estado inicia a campanha presidencial no país. Historicamente, quem ganha Iowa se torna o candidato democrata à Presidência.

A eleição não é feita por votos, mas assembleias chamadas de caucus. Elas aconteceram na segunda-feira (3). Por enquanto, a corrida está da seguinte maneira:

Buttigieg, um moderado de 38 anos, é ex-prefeito de South Bend, Indiana, e declaradamente gay.

Sanders é um senador por Vermont e tem mais do que o dobro da idade de Buttigieg. Ele concorre pela segunda vez em quatro anos pela indicação democrata.

A votação para a presidência dos EUA acontecerá em 3 de novembro.