BTG sobre RD (RADL3): resultados aceleram, com melhora no digital

Felipe Alves
Jornalista com experiência em reportagem e edição em política, economia, geral e cultura, com passagens pelos principais veículos impressos e online de Santa Catarina: Diário Catarinense, jornal Notícias do Dia (Grupo ND) e Grupo RBS (NSC).
1

Crédito: Divulgação

Em relatório divulgado nesta quarta-feira (28) sobre os resultados do terceiro trimestre da Raia Drogasil (RADL3), o BTG Pactual (BPAC11) avaliou que a empresa apresentou um melhor conjunto de resultados após uma queda expressiva no trimestre anterior.

Com a plataforma digital mantendo ritmo de crescimento sólido, a Raia Drogasil apresentou melhor perspectiva de SSS (Same Sales Sales). Apesar disso, a empresa ainda tem números de SSS impactados pela Covid-19.

Na manhã desta quarta-feira as ações da Raia Drogasil estavam em queda de 4,18%, cotadas a R$ 24,99.

Perdeu a Money Week?
Todos os painéis estão disponíveis gratuitamente!

 

Receita alta e vendas on-line crescentes

Os resultados da RD foram positivos, conforme o esperado pelo BTG Pactual.

A receita líquida do trimestre cresceu 13% em relação ao mesmo período de 2019, com destaque para os crescimentos de produtos como medicamentos sem necessidade de prescrição (alta de +17,3) e higiene e perfumaria (+15%).

Após o primeiro trimestre, quando os consumidores correram às lojas durante os primeiros dias da pandemia e uma grande desaceleração no segundo trimestre, a RD relatou expansão de 6,7% de SSS no terceiro trimestre. A expectativa do BTG Pactual era de 5,5% para este indicador.

Mas excluindo-se as lojas de shoppings (que não operam completamente por conta da Covid-19), o SSS cresceu 10,6% no trimestre.

O relatório relata ainda que a RD abriu 64 lojas no trimestre. E reiterou sua orientação de 240 aberturas em 2021 e 2022.

“A empresa viu uma forte demanda em sua plataforma digital. O que representou 7,1% das vendas totais do varejo no período (vs. 7,6% no 2T20 e 2,5% no 3T19), enquanto 74% das vendas digitais foram suportadas pelas lojas (através do modelo omnicanal)”, explicam os analistas Luiz Guanais e Gabriel Savi.

 

RD tem menor participação em São Paulo

Em função das restrições mais severas da Covid-19 e de demanda mais fraca em áreas de alta renda (onde a RD tem maior participação de sua base de lojas em São Paulo), a empresa registrou menor participação de mercado na região.

Já nas regiões Norte e Nordeste do país a Raia Drogasil registrou ganhos de mercado. Mas o mesmo não ocorreu no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, quando perdeu-se participação no terceiro trimestre.

 

Desalavancagem operacional muito menor

A margem bruta da RD atingiu 27,8%, ajudada pelo aumento do preço dos medicamentos desde maio.

“Enquanto isso, as despesas com vendas e despesas administrativas foram impactados pela desalavancagem operacional, dada a maturidade ainda fraca do desempenho de vendas das lojas”, cita o relatório do BTG.

Por fim, o Ebitda ajustado (considerando o IFRS16) foi de R$ 567 milhões (alta de 9% a/a, e 3% abaixo da expectativa). Já a margem Ebitda ficou em 10,5%.

 

Se você quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir, preencha o formulário abaixo que um assessor da  EQI Investimentos entrará em contato.