Em relatório, o BTG escreveu que a Petrobras (PETR4;PETR3) pode atingir a meta de dívida bruta de US$ 60 bilhões no fim de 2021 e fluxo de caixa livre para acionistas de 18%, desbloqueando um potencial atraente de pagamento de dividendos.
Isso por causa da recuperação recente dos preços do petróleo e a venda de ativos a todo vapor.
Na noite de ontem (24), a estatal divulgou seu plano estratégico para os próximos 5 anos. O BTG avalia que o plano foi mais conservador que o esperado, mas ainda mantém o foco na disciplina de capital.
Conquiste sua Independência Financeira. Conheça os 4 Pilares para Investir
O plano estratégico prevê metas de produção, investimento e ESG. Os drivers do plano permanecem basicamente os mesmos planos recentes, pelos quais a estatal busca se tornar “a melhor empresa de energia em acionista valor ” enquanto reduz a lacuna de eficiência em relação aos pares.
Segundo BTG, a Petrobras está adotando uma abordagem bastante prudente para o crescimento e criação de valor, enquanto a desalavancagem e a disciplina de alocação de capital permanecem os principais pilares.
Produção 2020-2025
Entre 2021 e 2025, a curva produção de óleo & gás (O&G) passará de 2,75 Mboed para 3,3 Mboed no período.
Enquanto a meta de 2025 está em linha com a estimativa do BTG, o número de 2021 está 5,6% abaixo do esperado e implica uma queda de 2% em relação a 2020.
Além disso, a produção média anual esperada é 6% menor que a curva apresentada no ano passado. A curva de produção também exclui o impactos de desinvestimentos, estimados em até 0,6 Mboed quando concluídos.
Projeções
Leia Mais
Melhor investimento: onde investir durante e após a crise
Teste de impairment: para que serve e qual a sua importância?
Se você quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir, preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato.