BTG: Petrobras (PETR4) pode destravar potencial de dividendos atraentes

Felipe Moreira
Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 7 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Agência Petrobras

Em relatório, o BTG escreveu que a Petrobras (PETR4;PETR3) pode atingir a meta de dívida bruta de US$ 60 bilhões no fim de 2021 e fluxo de caixa livre para acionistas de 18%, desbloqueando um potencial atraente de pagamento de dividendos.

Isso por causa da recuperação recente dos preços do petróleo e a venda de ativos a todo vapor.

Na noite de ontem (24), a estatal divulgou seu plano estratégico para os próximos 5 anos. O BTG avalia que o plano foi mais conservador que o esperado, mas ainda mantém o foco na disciplina de capital.

Conquiste sua Independência Financeira. Conheça os 4 Pilares para Investir

O plano estratégico prevê metas de produção, investimento e ESG. Os drivers do plano permanecem basicamente os mesmos planos recentes, pelos quais a estatal busca se tornar “a melhor empresa de energia em acionista valor ” enquanto reduz a lacuna de eficiência em relação aos pares.

Segundo BTG, a Petrobras está adotando uma abordagem bastante prudente para o crescimento e criação de valor, enquanto a desalavancagem e a disciplina de alocação de capital permanecem os principais pilares.

Produção 2020-2025 

Entre 2021 e 2025, a curva produção de óleo & gás (O&G) passará de 2,75 Mboed para 3,3 Mboed no período.

Enquanto a meta de 2025 está em linha com a estimativa do BTG, o número de 2021 está 5,6% abaixo do esperado e implica uma queda de 2% em relação a 2020.

Além disso, a produção média anual esperada é 6% menor que a curva apresentada no ano passado. A curva de produção também exclui o impactos de desinvestimentos, estimados em até 0,6 Mboed quando concluídos.

Capex baixo, mas otimizado

O plano de investimentos de 5 anos da estatal é de US $ 55 bilhões, dos quais 84% ​​saindo de exploração e produção (E&P). Isso está de acordo com o plano de investimento de E&P pós-covid recentemente anunciado.

No entanto, o valor de $ 10 bilhões em 2021 também está 10% acima da estimativa do banco, com os investimentos em novos FPS, que provavelmente estão mais dispersos ao longo do tempo.

Por último, a Petrobras também visa uma dívida bruta de US$ 67 bilhões até o final de 2021, embora dependa do ritmo de vendas de ativos e redução da posição de caixa.

Projeções

Leia Mais

Melhor investimento: onde investir durante e após a crise

Teste de impairment: para que serve e qual a sua importância?

Se você quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir, preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato.